segunda-feira, maio 31, 2010

Valeu a pena

Nesta semana de estágio apliquei muitas técnicas sugeridas pela supervisão, apresentei a fotos tiradas no passeio às fontes de água do município para releitura, atividade sugerida pela tutora Eliane, os alunos ficaram impressionados quando se deram conta de que estas eram do passeio do dia anterior, materializei aqueles momentos, acho que foi esta a surpresa, mas atividade foi um sucesso, confesso que foi nova para mim esta proposta, mas gostei muito dos resultados. Ficou fácil para eles escreverem sobre algo que vivenciaram. Na hora de confeccionar os cartazes com as fotos, alguns grupos pediram mais de uma. Um fato que me marcou nesta aula, foi o avanço dos grupos em se organizarem, estão mais calmos, acho que estão se habituando em trabalhar coletivamente, se acomodando às novas propostas.
Mas o trabalho "pegou fogo" mesmo na aula de educação Física, quando resgatei o conceito de orientação e realizei com a turma o jogo Caça ao tesouro, sugerido pela professora Denise, foi para mim o momento, entre muitos, o mais especial da semana até então, a turma envolveu- se inteiramente no jogo e solucionaram de forma cooperativa os problemas levantados. Observando meus alunos correndo "enlouquecidos", fiquei pensando o que meus colegas estariam pensando da situação, não sabiam do que se tratava, com certeza acharam uma bagunça. Meus alunos correram mesmo, mas eram envolvidos em solucionar os enigmas e achar o tesouro. Interagiram procurando os pontos cardeais e acredito que nesta necessidade, muitos que ainda haviam sistematizado o assunto o fizeram.
Foi uma semana desgastante para mim, correr atrás de ônibus, organizar o passeio, revelar as fotos, confeccionar o material para a Caça ao tesouro, mas os resultados me motivavam a cada dia e como nos coloca Freire, ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que frase heim Alexandra! Que bom que trazes ela contigo! Realmente trabalhar, escrever sobre algo próximo é bem mais envolvente do que sobre algo que não faz conexão com a realidade do aluno. Estás percebendo isso e teus alunos estão cada vez mais envolvidos nas tarefas que propões! Bjs,Maura - tutora do SI