segunda-feira, maio 03, 2010

TRABALHO COM ENCARTES



Hoje realizei uma atividade muito legal com encartes, mesmo sabendo que é uma dinâmica bem conhecida, foi a primeira vez que meus alunos trabalharam com este material. Consegui abordar assuntos nas diversas áreas do conhecimento, aspecto este tão relevante para mim, pois para Piaget a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.
Meus alunos criaram cardápios, convidaram pessoas para almoçarem com eles, calcularam gastos e depois racharam a conta com os demais convidados, foi um barato. No final escolheram um presente para suas mães. Cansativo... por não estarem habituados com a atividade exigiram muito de mim, mas valeu à pena!
Um fato que me chamou muito a atenção foram os comentários de alguns alunos, na hora em que exploravam o encarte, sobre o fato de nunca terem podido comprar alguns itens, seus pais alegavam não ter dinheiro. Outros mostravam brinquedos que pediriam no Dia das Crianças, depois de passar um tempo contei para meus alunos de que eu estava "de olho" em uma câmera digital do encarte, mas que no momento não poderia comprar, fugiria do meu orçamento e eu não poderia pagar, acho que foi um bom momento para que eles percebessem que todas as pessoas almejam comprar algo, e que às vezes precisa- se esperar, também acho importante a questão da responsabilidade em viver de acordo com planejamento econômico, em nosso país a taxa de inadimplência é muito alta, achei viável abordar o assunto, isto tornou a dificuldade econômica algo normal, imaginem a professora colocar que não pode comprar algo... acho que a partir daí meus alunos não se sentiram excluídos e inferiores pelas situações citadas.
Confira alguns grupos trabalhando:

Nenhum comentário: