sábado, maio 01, 2010

Novas Propostas

Uma semana que começou bem e terminou melhor, assim resumo meu trabalho desta semana.
Mudar é preciso, este é o principal desafio do PEAD, que nós alunas, todas já regentes de classe, refletíssemos e repensássemos nossas práticas docentes, pois:

"É preciso ter coragem de mudar, de romper com o formal, com objetivismo, de
transformar o ato pedagógico num ato de conhecimento de vida, para que o
aluno saiba enfrentar a vida num processo dialético entre teoria e a prática."
(FAZENDA, 1991, p.61-62)."

Mas mudar realmente é muito difícil, para mim está sendo assim, esta semana estava muito ansiosa com minhas audaciosas propostas de trabalho, primeiramente com a produção de um álbum coletivo sobre os pontos turísticos de POA pelos alunos, após visitação da turma a estes, confesso que não acreditava que conseguiriam se apropriar de tantas informações, mas me surpreenderam.

Depois a ida até a Lan House, acreditava que seria tumultuada, perigoso, que os alunos não conseguiriam trabalhar em novo ambiente da internet como o pbworks, que não conseguiriam digitar o texto do grupo, quanto negativismo meu. Os alunos me deram um show de capacidade, eles, diferentemente de nós, não têm medo de errar, testam suas hipóteses e se erram as reformulam.
Enfim foi uma realização tão grande para mim esta semana, percebi também que não adianta negar a importância do uso do computador com meus alunos, era somente uma desculpa pela falta destes na escola, o trabalho no pbworks me deu novo ânimo e agora percebo a necessidade em oferecer novos recursos a estes. Acompanhe como foi nossa ida a Lan House na sexta- feira, 30/04/10, onde levei um representante por grupo.


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que bárbaro, Alexandra! Bela constatação! Aprendemos muito com eles! Eles se jogam experimentam e, claro, fizeram juz a confiança que depositaste neles. Muito bom. Bjs, Maura - tutora do SI