segunda-feira, junho 07, 2010

Acertos

Quando terminou a semana passada, percebi que o assunto trabalhado ainda era fator de interesse dos alunos, sou uma pessoa que não gosto de deixar nada "inacabado" e como professora também tenho esta característica, se meu aluno ainda está interessado no assunto abordado vou até saciá- lo, pois penso que o interesse é naquele momento e se passar por cima deste poderá nunca mais voltar, não me preocupo somente em "vencer" conteúdos, e sim aproveitá- los bem. No fim de semana lembrei-me de um filme que assisti mais ou menos há dez anos atrás e acreditei que teria tudo a ver com o assunto, e por não se tratar de um filme muito infantil chamaria a atenção dos meus alunos, mas não lembrava nem o titulo deste filme, peguei o telefone e comecei a ligar para meus primos da mesma faixa etária e consegui, o nome do filme era Waterworld e problema agora era consegui- lo em DVD fui até a Lan House e pedi que baixasse a cópia, e consegui, no final de domingo já estava com ele em mãos. Meu medo agora era se a sala de vídeo estivesse agendada, liguei para minha vice-diretora e esta me garantiu que eu iria usar, era prioridade. Ufa!!!
Na segunda-feira já estavam todos avisados e o responsável pela instalação dos equipamentos não conseguia colocar o som, mas vieram muitos colegas e o ajudaram e com 40 minutos de atraso consegui dar inicio ao trabalho. Desde o inicio percebi que fui muito feliz na escolha deste filme, pois meus alunos se concentraram muito durante sua exibição e fui pausando diversas vezes para comentar cenas que julgava importante o seu entendimento. Neste dia devido ao atraso não fizemos recreio, mas os alunos nem se incomodaram, queriam mesmo ver o final do filme. Notei que meus alunos estavam muito impressionados,parece que se deram conta do que a falta de água implicaria realmente. Fiquei muito emocionada quando no final eles bateram palmas, corri peguei a câmera e pedi que o fizessem novamente, pois gostaria de eternizar aquele momento. Senti que toda correria do fim de semana valeu a pena e o filme abrangeu muito bem o assunto que viemos trabalhando. Pensei que seria uma atividade para dar fim no meu projeto, mas que nada senti a necessidade de dar continuidade, pois o filme despertou muita curiosidade sobre o aquecimento global.


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que bacana Alexandra! Filmes, imagens sempre ilustram muito bem temas de trabalho, pois trazem uma dose de realidade (mesmo que produzida)e, no caso da falta da água, torna possível visualizar e sentir suas consequências. Bjs, Maura - tutora do SI