segunda-feira, maio 17, 2010

Estudos Sociais

Percebi que no decorrer do meu estágio estou dando mais ênfase à área de estudos sociais, para construir com meus alunos pré- requisitos para poder então chegar aos conteúdos estipulados pela professora titular para que eu trabalhasse durante o estágio. Noto que mesmo tratando- se de uma 4ª série e com muitos alunos repetentes, a turma traz consigo uma grande dificuldade nesta área, continuo trabalhando a construção do tempo físico sem abordar o tempo histórico, acredito que a noção de tempo é uma das últimas a se configurar na mente da criança, porque é uma das mais complexas, então estou recuando em meu planejamento e atendendo as necessidades dos alunos, pois para Maria Aparecida Bergamaschi: "O planejamento em Estudos sociais, mais do que em qualquer outra área do conhecimento, deve ser flexível". A construção de espaço e tempo deve partir dos comhecimentos e experiências prévias das crianças, partindo da construção dos eu tempo para entender acontecimentos históricos/sociais. A criança deve perceber que ocupa espaço na sociedade e que divide o mesmo com outras pessoas, devendo respeitar regras e construir sua identidade, penso que minhas atividades estão contemplando este ideal. Logo o planejamento de Estudos sociais deve ser sério e conforme Madalena Freire, basear- se no que já sabem os alunos, o que ainda não conhecem, o que deve, quando, onde e como ser ensinado.
                                                                                                                         

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Boa argumentação para a mudança, Alexandra! Algo em tua trajetória no curso te fez dar mais ênfase aos estudos sociais? Bjs, Maura - tutora do SI