sábado, outubro 31, 2009

O Garoto Selvagem


Assistir ao filme Menino Selvagem a principio me deixou um pouco assustada,confesso que não é o tipo de filme que gosto,mas com certeza necessário para que professores assistam e discutam sobre o fato.
Ao refletir sobre o filme ,me ficou claro que em hipótese alguma devemos privar uma criança, por ser diferente, do convívio humano, pois é através deste que a mesma aprenderá e se desenvolverá, através da observação e repetição da espécie. Impedir a interação é retardar sua aprendizagem e evolução.
Penso que é com base nisto que se lute pela “inclusão”, porém nossas escolas não possuem a estrutura necessária e forçar que isto aconteça talvez cause nas crianças diferentes o mesmo grau de derrota que aconteceu com Vitor, métodos inadequados produzem a fadiga e o desinteresse das crianças com necessidades especiais.
E por fim o carinho e a afetividade superam muitas barreiras existentes.

3 comentários:

Simone disse...

Olá Alexandra!
Gostei de ver, seis postagens no mês de outubro no teu blog!
O que te assustou no filme? Referes: "nossas escolas não possuem a estrutura necessária". O que achas que ainda falta?
Já estamos nos aproximando do final do semestre, continua com as tuas postagens por aqui.
Um abraço, Simone - Tutora sede

Alexandra disse...

bem simone o que mais me assustou no filme foi a brutalidade humana em relação ao tratamento com Vitor,outro fato foi o da rejeição de seus pais,enfim como uma criança pode se psrecer em atitudes com animais irracionais.Não possuem a estrutura humana,pois nossos profissionais nem sempre estão prontos ou interessados a incluir seus alunos,nem vamos discutir os NS porquês...Falta boa vontade e estrutura até física e de recursos para atender nossos alunos diferentes.Para ser bem franca falta até para atender nossos alunos que não possuem deficiências ...Falo na escola pública estadual que é a que trabalho.

Unknown disse...

Muito bem... o filme assustou, mas existem real até hoje, algumas crianças abandonadas sem contato outros humanos, sem comunicação, etc.
Isto eu vi na TV GNT Oprah que apresentou crianças (hoje) abandonadas, como desenvolveram...
Bom trabalho! Abraços!