domingo, outubro 25, 2009

Planejamento


Às vezes não percebemos as mudanças que ocorrem em nossa prática docente perante um curso de graduação,mas ela existe sim.Ao realizar a 4ª atividade de Linguagem percebi uma mudança em uma de minhas atividades que realizo todos os anos com minhas turmas de 4ª série/5ºano.Sempre partia do conteúdo sobre os pontos turísticos da capital para depois realizar a visitação a etes e assim "concretizar" o conteúdo.
Não sei porque ao planejar a aula solicitada na interdisciplina comecei pela visitação e depois colocaremos no papel o conteúdo,formulado coletivamente pelos alunos,achei mais significativo eles sistematizarem o que viram,assim terão maior riqueza em seus conhecimentos prévios do assunto.

MEU PLANEJAMENTO:

A) Nível/ Etapa de Ensino:
4ª série/5º ano- do Ensino Fundamental

B) Temática focalizada:
Pontos turísticos do RS (Aeroporto Internacional Salgado Filho; Laçador; Muro da Mauá; Cais do Porto; Usina do Gasômetro; Monumento aos Laçadores; Igreja Matriz; Palácio Piratini; Teatro São Pedro; Assembléia Legislativa; Estádios Beira Rio e Olímpico; Parques Marinha do Brasil e Farroupilha; Margs; Santander cultural;Mercado Público)

C) Justificativa (da temática escolhida):
Escolhi esta temática por estar dentro do planejamento de conceitos e por ter realizado com a turma uma visita aos principais pontos turísticos da capital do estado (POA), também pelo fato de que muitos alunos nem sequer conheciam a capital.

D) Roteiro das atividades:
1) Leitura
Leitura espontânea das produções textuais
2) Produção textual
O que você aprendeu através da visitação aos pontos turísticos de POA
3) Jogo
De que ponto turístico estamos falando?
4) Sistematização
Construção de um álbum coletivo sobre os pontos turísticos da capital do Estado.

E) Descrição das atividades:
1) Leitura
1.1) objetivo:
Que os alunos participem da atividade e exponham de forma clara seus aprendizados após a visitação citada.
1.2) organização da turma:
Sentados em círculo, na sala de aula.
1.3) organização dos materiais:
Cada aluno terá consigo suas anotações (texto de sua autoria)
1.4) desenvolvimento:
A professora solicitará que os alunos de forma espontânea realizem a leitura dos textos produzidos.

2) Produção textual
2.1) objetivo:
Que o aluno registre suas aprendizagens após atividade de visita realizada.
2.2) organização da turma:
Alunos sentados em seus lugares.
2.3) organização dos materiais:
Cada aluno usará seus materiais para registro da atividade.
2.4) desenvolvimento:
A professora solicitará que cada aluno escreva sobre o que achou mais interessante e aprendeu após visita aos pontos turísticos de POA.

3) Jogo
3.1) objetivo:
Que os alunos identifiquem o ponto turístico citado.
3.2) organização da turma:
Alunos divididos em grupo.
3.3) organização dos materiais:
Cada grupo usará seus materiais de registro.
3.4) desenvolvimento:
A professora citará características de determinado ponto turístico visitado, o grupo que primeiro identificar este levantará o braço e responderá.

4) Sistematização
4.1) objetivo:
Que a turma produza coletivamente um álbum sobre os pontos turísticos da capital, identificando suas histórias e importância.
4.2) organização da turma:
Nos mesmos grupos da atividade anterior.
4.3) organização dos materiais:
A professora distribuirá a cada grupo um quebra - cabeças de determinado ponto turístico, uma folha de cartolina e pincel atômico.
4.4) desenvolvimento:
Cada grupo montará o quebra-cabeça do ponto turístico que recebeu, colando-o na cartolina, após escreverá coletivamente informações sobre o mesmo.
Ao término cada grupo apresentará seu trabalho à turma e no final será montado, com a junção de todos os trabalhos um álbum da turma.

Nenhum comentário: