quinta-feira, outubro 22, 2009

PROJETOS DE TRABALHO

Ao realizar a atividade de didática que trata dos Projetos de Trabalho pude refletir sobre a teorização de uma forma de trabalho da qual muito utilizo e gosto.

Ao trabalharmos com projetos estaremos principalmente favorecendo a coletividade e cooperação.
Este tipo de trabalho globaliza o conhecimento de forma flexível levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos.
No trabalho de projetos o professor assume o papel de mediador, não mais o transmissor de informações, interferindo somente quando necessário no trabalho de seus alunos.
Mas o trabalho com projetos também apresenta desafios e o principal em minha opinião é a conscientização e aceitação do professor em passar a assumir a postura de mediador e dar autonomia a seus alunos, acreditar na potencialidade destes.
Outro fator que também julgo importante citar é em relação à ansiedade dos pais, pensam que o professor é que deve ensinar tudo, quando propomos um tipo de trabalho diferenciado no princípio gera apreensão aos pais.
Enfim trabalhar com projetos é um desafio para os alunos, pais e professores.


Agora um pouco de meu projeto preferido,realizado nas 4ª séries da escola em que atuo,dei inicio a este trabalho no ano de 1992,a cada ano o reformulo e hoje já é adotado por todas as turmas do 5º ano da escola.O Projeto que postarei é referente ao ano de 2003,o qual apresentamos para uma turma de Pedagogia da FAPA que trabalhava com esta proposta de trabalho(Projetos)na cadeira de Didática,um de meus colegas de escola comentou com sua professora desta disciplina e ela nos convidou para tal apresentação,exemplificando sssseu assunto.




A EXPOSIÇÃO:




Nosso projeto culminou no Desfile Municipal de 07 de setembro:


Este projeto deu tão certo e despertou o interesse dos alunos que juntos criamos a Invernada Érico Veríssimo em 2005.



E nossa Invernada abriu as portas para toda a escola participar do Acampamento farroupilha em POA:

Nenhum comentário: