quinta-feira, outubro 15, 2009

DIA DO PROFESSOR


Gostaria de expressar nesta postagem o orgulho que tenho em ser PROFESSORA .Na verdade tudo começou com minha mãe que no final da 8ª série me inscreveu para o teste de seleção para o Magistério agradeço a ela porque ...eu gostei.

Sempre tive muito prazer em entrar numa sala de aula,já ocupei muitos cargos dentro da escola nestes meus vinte anos de trabalho na rede estadual,mas o meu auge é em ouvir quando alguém se dirige a mim :PROFESSORA...soa como a palavra mãe(que é a minha predileta)...ou quando alguém me pergunta :Qual a sua profissão?E respondo:PROFESSORA...Ou quando falo pra minha filha :Filha a mãe é PROFESSORA ...Não adianta a questão salarial...os desafios da docência...nada tira o brilho de estarmos lá...na frente...vistos pelos olhos brilhantes dos nossos alunos...ou sermos admirados pelos seus pais...sim !a população ainda admira os professores,caíram em defensiva à professora agredida pela aluna...e pela processada pelo aluno que riscou a parede...

Hoje sinto-me uma professora melhor,devido ao PEAD...foi muito importante esta parada na minha vida profissional para rever conceitos...repensar minha práxis...Tenho a visão de que preciso trabalhar para uma educação democrática...desafiadora,que leve nosssos alunos a buscar o conhecimento...não mais uma professora que só repasse estas informações de forma estática.Meus alunos ou aluninhos já possuem uma bagagem de informações e aceitar isto é fantástico...e andar num caminho que para no futuro veja meus alunos irem adiante ...na escola...na universidade...no emprego ...no poder.

Hoje ser uma boa professora na minha visão,não é mais aquela que saiba controlar seus alunos,o velho "domínio de classe",mas que saiba mediar a "bagunça"da turma e que esta se transforme em aprendizagem;não é mais encher meus alunos de informações que não são significativas para eles,mas sim formar um aluno questionador e que saiba buscar seu conhecimento e que interaja na construção destes,formar um cidadão que saiba também ocupar seu papel e espaço na sociedade.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!

Um comentário:

Beatriz disse...

O teu dia feliz já chegou e parece que significa ser assim todos os dias. Valeu!!
Um abração
Bea