segunda-feira, outubro 30, 2006

ECS-Weber ll

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE
NOME DO ALUNO:Alexandra Stell Machado
NÚMERO DA ATIVIDADE:6
PÓLO:Alvorada

Acredito que o domínio pode ser excessivo quando não dominamos a coerência e quero registrar nessa atividade duas situações que vivenciei:
1ºExercemos muitos papéis na nossa profissão,até mesmo de "mãe",pois os pais de nossos alunos nos entregam estes e seus problemas,quem nunca escutou:"professora não sei mais o que fazer com o fulano,deixo em suas mãos"...Muitos pais não exercem o domínio patriarcal.Daí acontecem fatos como o que presenciei.Chegando na sala de vídeo,enconytrei um aluno de 1º série de cócoras e sua professora,minha colega,em berros lhe chamando a atenção.Entre dentes disse Esse Animal...isso muito me marcou,ela usou seu domínio para humilhar aquela criança,temos que ter cuidado,podemos acabar com a auto-estima de nossos alunos.Por isso acho que devemos assumir somente papéis que estejamos preparados.
2ºAconteceu também comigo o legítimo exemplo de dominação tradicional,onde as ordens são ditas pela tradição.A escolha de minha folga semanal foi excluida,pois minha colega "mais antiga"queria no mesmo dia,seu era o direito por estar antes no quadro de professores da escola.

4 comentários:

Tamires disse...

Olá colega...
Nossa que ser humano é esse, para chamar o seu aluno de animal...
Pois bem, vivemos numa sociedade cheia de conflitos, que vivem nela os dominantes e os dominados! As pessoas por julgarem mais velhas, experientes, acabam dominando tudo e todos não é verdade!?!?
da uma passadinha no meu blog, vu ficar esperando um coment seu!
Ah, parabéns pelo belo blog!
abraços Tami

Marli disse...

Olá colega ,parabém pelo seu blog,sendo uma professora cariosa.

ELIZETE disse...

olá Alexandra!!!
Sou do Pólo de Três Cachoeiras!Realmente todos os dias somos submetidos a dominações como esta.Infelizmente, na nossa profissão muitas vezes temos que assumirmos o papel de mãe,professora,analítica e principalmente piscológa.Visite o meu blog.
Um abraço....

kakamonego disse...

Ale, lendo teu texto lembrei de uma situação em que tu estavas presente, com a Stephanie Kelly, lembra?
Sempre que penso naquilo na hora lembro de ti, e sabes bem o porquê.
Beijos para ti e para a Lulu, Ana Cláudia