quinta-feira, novembro 02, 2006

ECS-7


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE
NOME DO ALUNO:Alexandra Stell Machado
NÚMERO DA ATIVIDADE:7
PÓLO:Alvorada

Marx e Angels

Karl Heinvich Marx (1818-1883)Nasceu em 05 de maio de 1818 em Trier,numa família abastada e culta que não era revolucionária.Estudou direito,história e filosofia.As concepções de Marx eram de um idealista hegeliano(conclusões atéias e revolucionárias).
Após sair da Universidade,em Bona,contava tornar-se professor,mas desistiu frente à política reacionária do governo.
À partir de 1836 as idéias hegelianas,faziam na Alemanha rápidos progressos,com críticas à teologia e orientação para o materialismo.
Em 1843 Marx vai para Paris.Em setembro de 1844,Friedrich Engels (1820-1895),filósofo alemão que junto com Marx fundou o socialismo científico ou marxismo,esteve lá por uns dias,e desde então tornou-se o amigo mais íntimo de Marx.ambos tomaram parte ativa nos grupos revolucionários de Paris e,numa árdua luta contra as diversas doutrinas do socialismo pequeno-burguês ,elaboraram a teoria a tática do socialismo proletário revolucionário ou comunismo(marxismo).
Em 1848,em Bruxelas,redigiram o célebre Manifesto do Partido Comunista,que expõe a nova concepção do mundo,o materialismo conseqüente aplicado também ao domínio da vida social,a dialética como a doutrina mais vasta e profunda do desenvolvimento,a teoria da luta de classes e do papel revolucionário histórico universal do proletariado,criador de uma sociedade nova,a sociedade comunista.
Marx desenvolveu as três principais correntes ideológicas do séc.XIX,nos três países mais avançados da humanidade:a filosofia clássica alemã,a economia política clássica inglesa e o socialismo francês,em ligação com as doutrinas revolucionárias francesas.Em geral sua luta não foi apenas contra as instituições políticas existentes,mas também contra a religião ,a teologia e a metafísica.
A escola deve combater a desumanização,ser gratuita,mas desvinculada às políticas do Estado deveria ser intelectual,física e técnica.
Após a morte de Marx,Engels pôs-se a completar e divulgar o trabalho do amigo pelo mundo.
Marx e Angels dedicaram suas vidas a defender o comunismo,acreditavam que o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana.Defendiam a idéia de que a classe trabalhadora devia unir-se com o objetivo de derrubar o capitalismo,sistema que gerava as diferenças sociais.Cada vez mais o excedente gerado pelos trabalhadores acaba nas mãos dos capitalistas,classe que fica cada vez mais rica às custas do empobrecimento do proletariado.

5 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Ale, tuas colocações sobre Marx e Angels estão bem objetivas e teu blog está muito bem organizado. É isso aí colega!Bjs.Adriana

kakamonego disse...

Ale, gostei muito da sintetização que fizeste a respeito de Marx e Engels, é sinal de estás conseguindo pegar legal o fio da meada, se continuares assim, eu é que irei te pedir ajuda. Parabéns.
Beijos, Ana Cláudia

Adriana Irigaray disse...

Olá, só passei para avisar do encontro presencial, no próximo sábado,dia 11/11, das 9h às 11h, no pólo,para que juntos aos professores, possamos buscar formas de facilitar o trabalho de todos nós.
Para agilisarmos o nosso trabalho, pedimos que cada um de vocês já traga
por escrito todas os temas que precisam ser tratados e solucionados.Bjs.Adri.

biapedag.blogspot.com disse...

Concordo com a Ana Cláudia! Que bacana! Um abração, colega! Bia

Luciene Sobotyk disse...

Oi Ale!Estou visitando os blogs de todos os colegas .Parabéns pelos teus trabalhos.Beijo,Luciene