segunda-feira, outubro 23, 2006

ECS5-OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA -MARX WEBER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE
NOME DO ALUNO:Alexandra Stell Machado
NÚMERO DA ATIVADADE:5
PÓLO:Alvorada

Segundo Weber a obediência tem por motivos interesse(vantagens),costumes ou afeto.
*Dominação* *Legal*:em virtude do estatuto.regras colocadas em prática nasempresas,onde quem ordena é o superior e quem obedece são os funcionários(subordinados).
Seria o tipo de dominação a estrutura do estado ,do município,empresas capitalistas.Não se leva em conta motivos pessoais e sem influências sentimentais,sem consideração de pessoa.
A burocrácia constitui o tipo da dominação legal.A dominação é instituida a partir da hierarquia de cargos.
*Diminação* *Tradicional*:em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhorais.Quem ordena é o senhor e quem obedece os súditos.
O domínio é feito através das relações do quadro administrativo não o dever ou a disciplina ligadas ao cargomas a fidelidade do servidor.
*Dominação* *Carismática*:em virtude da devoção afetiva à pessoa do senhor e seus dotes sobrenaturais.
A dominação é uma relação social especificamente txtracotidiana e pessoal.
Contextualizando,vejo estes três tipos de dominação:o professoe que domina através de estatutos(notas),aquele que se vê como senhor e seus alunos súditos e o professor que domina através do afeto.

5 comentários:

ANDRÉIA disse...

Olá Alexandra! Li o teu texto sobre os tipos de dominação. Concordo contigo que eles estão em nossos cotidianos. Penso que a dominação carismática está muito presente na atitude dos politicos demagogos que fazem mágicas assistencialistas, tipo cestas básicas, gerando uma ppolitica do clientelismo, ao invés de apresentarem propostas que resultem em processos de geração de autonomia e autosustentabilidade para seus eleitores.

Jurema disse...

Olá Alexandra primeiro como está o bebê?
Penso que estamos cercadas de dominações e que elas permaneceram ao longo dos anos.Herança que recebemos e vamos deixar para nossos filhos e netos apenas elas estarão modernizadas.Beijos

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Alexandra! Tudo bem com vocês? Também estou ás voltas com o Weber. rs Acho que o fato dele ter analisado com tanta propriedade e categorizado os tipos de dominação faz com que possamos, também, refletir sobre nossa conduta e os tipos de relações que mantemos com as pessoas e elas, conosco. Apartir dessa reflexão, irmos para tomada de decisão, onde tentamos alterar aquilo que acreditamos não nos servir. ( tipo de dominações familiares, por exemplo) Sabe que estou gostando do Weber? eh, eh,... Colega, se precisar de uma ajuda conta comigo, ok? beijos Bia

DENISE RIBEIRO MARTINS disse...

Oi Alexandra li o teu txto sobre os tipos de dominação, e concordo cotigo, não só ambiente escolar, mas em tudo há dominação, na politica e até de pais e efilhos.
Bem, ela existe desde que o mundo é mundo. Beijos.

janda disse...

Oi, Alexandra. Sou do polo de SL e estou visitando alguns outros. Como vemos, a dominação está em tudo, até nas relações mais afetivas e "ingênuas", até. Um abraço, Jandira