segunda-feira, outubro 09, 2006

ATIVIDADE 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA , CULTURA E SOCIEDADE
NOME DO ALUNO:Alexandra Stell Machado
NÚMERO DA ATIVIDADE:3
PÓLO:Alvorada

A educação como processo socializador:função homogeneizadora e função diferenciadora-Émile Durkheim


1-QUAL A POSIÇÃO DE DURKHEIN FRENTE AO QUE DIZ STUART MILL?
Acredita que a educação ainda não possui conceito específico,pois vê na afirmação de Stuart Mill amplitude e diversidade.Pensa que educação é passada de geração para geração.Somos reflexo dos nossos antepassados sob a influência do meio em que estamos inseridos.A influência dos adultos sobre as crianças e adolescentes ,conceitua educação.

2-QUAIS AS DUAS DEFINIÇÕES RESSALTADAS POR DURKHEIN?EXPLIQUE O PONTO FRACO EM QUE INCORREM:
A primeira definição será o desenvolvimento perfeito , harmônico de todas as faculdades humanas.Isso seria impossível,pois cada indivíduo tem suas aptidões. A segunda é a utilitária,onde a educação faria do indivíduo um instrumento de felicidade para si epara seus semelhantes.Para Durkhein a felicidade é subjetiva.De acordo com as duas definições a educação deve ser universal,para todos,já para Durkhein a mesma deve ser de acordo com o meio em que está o indivíduo.

3-O QUE É PRECISO,DE ACORDO COM DURKHEIN,PARA DEFINIR EDUCAÇÃO?
Deve-se observar a história de cada indivíduo.É indispensável o estudo,as observações.Para que haja educação deve-se exaltar a influência dos adultos sobre as crianças e adolescentes.

4-DE ACORDO COM DURKHEIN,QUE FATOS LEVAM CADA SOCIEDADE A FAZER DO HOMEM CERTO IDEAL,TANTO DO PONTO DE VISTA INTELECTUAL QUANTO FISICO E MORAL?
Os fatores do meio em que o indivíduo está(sócio-político-cultural)direito/dever,sociedade,indivíduo,progresso,ciência,...

5-SEGUNDO O AUTOR ,QUE FUNÇÃO O "IDEAL"A SER REALIZADO TÊM QUE SUSCITAR NA CRIANÇA?
A sociedade em seu conjunto e cada meio particular é que determinam o ideal a ser realizado,devendo corresponder a um mínimo de estados físicos e mentais indispensáveis tanto para a sociedade como para um grupo social particular(família,clase social,profissão)

6-A PARTIR DA DEFINIÇÃO"A EDUCAÇÃO É A AÇÃO EXERCIDA PELAS GERAÇÕES ADULTAS SOBRE AS GERAÇÕES QUE NÃO SE ENCONTRAM AINDA PREPARADAS PARA A VIDA SOCIAL;TEM POR OBJETO SUSCITAR E DESENVOLVER , NA CRIANÇA,CERTO NÚMERO DE ESTADOS FÍSICOS ,INTELECTUAIS E MORAIS,RECLAMADOS PELA SOCIEDADE POLÍTICA NO SEU CONJUNTO E PELO MEIO ESPECIAL A QUE A CRIANÇA ,PARTICULARMENTE,SE DESTINE" O QUE CONCLUI DURKHEIN?EXPLIQUE?
O individuo não nasce um "ser social",isso se adquire ao longo de sua vida ,o mesmo traz consigo influências dos seus antepassados e com a ação de outros indivíduos adaptam-se à sociedade.Os adultos educam as crianças.

7-COMO O AUTOR EXPLICA QUE SOCIEDADE E INDIVÍDUO SÃO IDÉIAS DEPENDENTES?
Os indivíduos formam a sociedade.Vivendo em sociedade o homem difere dos animais,desenvolvendo sua inteligência,tornando-se verdadeiramente humano.A sociedade inibe nossos instintos,sentimentos...impõe regras.

5 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Alexandra, tu deves montar o grupo, com algumas colegas. Bjs.Adriana

Beatriz disse...

Oi Alexandra, teu blog está excelente. Ele está ficando recheado de textos e idéias interessantes. Mas, deixa um espacinho para continuar a contar sobre o teu processo de aprendizagem aqui no curso, tuas descobertas, sucessos, dificuldades ...
Um abração
Bea

Inês Cristina disse...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA

LIDIANE disse...

Felicidades pelo dia do professor!

biapedag.blogspot.com disse...

Felicidades pelo dia do Professor! Abraços
Bia