segunda-feira, junho 14, 2010

Turma 43 em cena

Nesta semana realizamos dramatização das lendas gaúchas trabalhadas em aula, foi muito legal, os alunos gostaram muito desta atividade, pediram para ser feita a caracterização das personagens, mas como estava em cima do laço deixamos para outra oportunidade. Alguns alunos estavam inibidos, dois negaram-se de participar da encenação, mas não obriguei como foi a primeira vez para eles a encenação é normal a recusa. Gosto muito desta dinâmica, pois nossos alunos precisam expressar-se de diversas maneiras, ato de atuar é importantíssimo aos alunos, através deste os mesmos podem manifestar sentimentos e emoções que no dia a dia ficam inibidos no seu eu.
O teatro ensina divertindo, às vezes brincando; projeta pessoas conscientes, sem inibições, para a concorrência profissional do dia a dia, o saber falar, articular e aprender a arte do improviso: a concentração é o papel fundamental para a vida do ser humano. O teatro nos faz desinibidos para falar em público, assumir os papéis dos personagens, criar gestos, exprimir emoções, aprender, pois para Braga (1987, p.22):

Tornou-se comum a prática de atividades que se esgotam em si mesmas,

sem nenhum tipo de reflexão sobre o que está acontecendo, tanto por
parte do professor, como por parte dos alunos. São professores de “artes
plásticas” mandando os alunos fazerem “desenho livre” ou coordenando
a confecção de bandeirinhas para enfeitar as escolas durante as festas
juninas, por exemplo; ou professores de “teatro” dizendo aos alunos para
montarem uma “pecinha” e aplaudindo a apresentação de quadros
copiados de programas humorísticos da TV.




Um comentário:

mauranunes.com disse...

Parece que as "artes" encontraram lugar em tua sala de aula, Alexandra, como um importante recurso pedagógico e de crescimento pessoal! Que bacana! Bjs, Maura - tutora do SI