segunda-feira, junho 28, 2010

Reflexões sobre o estágio

O que de mais significativo ficlou do meu estágio: A proposta primordial para meu estágio foi de trabalhar com os alunos de forma cooperativa e interativa, porém descobri que o maior empecilho para isto era a aceitação de algumas colegas professoras. Fui, após vinte anos de trabalho nesta escola, considerada uma ótima professora com um notável “domínio de classe”,  conversando com uma colega e esta me colocou que a turma estava muito agitada comigo, que não eram assim com minha colega titular que tínhamos que dar uma dura neles. Confesso que levei um susto ao ouvir estas palavras, vindas de uma colega graduada em Pedagogia, logo ela que sempre citou falas de teóricos defensores do construtivismo, cheguei à conclusão que fazer citações teóricas é fácil, difícil é acreditar e praticá-las. Explícito mais o ocorrido em minha postagem anterior.
Então coloco que minha principal aprendizagem foi a de que só se aprende interagindo, trocando informações, pesquisando e que isto gera desacomodação, barulho, descobri também que o maior obstáculo está na estrutura educacional aceitar isto como natural e necessário. Silêncio Nem sempre gera aprendizagem e que “barulho” nem sempre é bagunça e pode gerar aprendizagem.
Este obstáculo citado por mim foi com certeza mais relevante em meu estágio do que a própria falta de estrutura e recursos nas escolas públicas, principalmente as estaduais. Foi um fato que me fez refletir sobre a professora Alexandra antes do PEAD e após este e fico com a segunda profissional.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Mas apesar da estrutura educacional, conseguiste progressos, transformações com a turma e contigo. Talvez possamos pensar que a maior barreira que venceste foi interna, pois realizaste muito apesar da correnteza contra, não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI