segunda-feira, abril 12, 2010

EU VOLTEI


Após quatro anos afastada da sala de aula do Ensino Fundamental, hoje retornei para uma turma de 4ª série, nos semestres anteriores apenas o fazia para realizar algumas atividades práticas. Confesso que estava ansiosa, insegura... mas feliz..., mesmo depois de 20 anos de experiência estes sentimentos ainda despertam em mim... Que bom!!!
Assumo que minha realização pessoal e profissional sempre esteve dentro de quatro paredes, com vários rostinhos me olhando... isto é, dentro de uma sala de aula. Só me afastei da docência pela impossibilidade de ser uma boa profissional, devido aos meus limites pessoais que venho enfrentando. E foi ótimo meu reencontro formal com os alunos.
Mas por outro lado fiquei de certa forma frustrada... com a realidade estrutural de minha escola. Esta no inicio do PEAD era cotada para ser o pólo inicial, contava com uma ampla e bem estruturada Sala de Informática que hoje está totalmente desativada por falta de manutenção. Após relato na última presencial do PEAD pude perceber a diferença dos investimentos nos recursos das escolas municipais em relação as estaduais. As colegas relataram que , na maioria, as escolas da rede municipal estão totalmente equipadas com os recursos tecnológicos, e na minha escola se contarmos é com TV e DVD e olhe lá.... Daí reflito sobre a autonomia financeira que o Estado dá a suas escolas... estudamos num dos semestres passados... ficamos na desvantagem com isto, pois a escola precisa gerenciar a escassa verba e atender às outras prioridades...
Amanhã em meu planejamento irei trabalhar com a história da vida de cada aluno, para com isto chegar a construção do conceito de História... e gostaria muito de contar com a antiga sala informatizada, que legal seria que os alunos pesquisassem biografias diversas de acordo com suas curiosidades e interesses... Enfim a Legislação garante uma educação de qualidade a todos, mas o que percebemos é que o acesso é garantido... mas não os recursos e a qualidade.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Alexandra, fico feliz por ti! Por poderes te realizar pessoal e profissionalmente neste momento tão especial, de formação, para ti. Colocar tudo em prática, nossa, que bom! Quem sabe com teu estágio agora não consegues batalhar pela ativação da sala para ti... quem sabe não é um novo momento, não só para ti, mas para a escola! Dê notícias, vamos conversando! Bjs, Maura - tutora do SI

Alexandra disse...

Lutarei Maura,com certeza,pois a cada dia que passa sintomais a necessidade e a "gana" para ativar o laboratório de info, principalmente pelointeresse e capacidade de meus alunos,bjs