quinta-feira, abril 22, 2010

APRENDIZAGEM=TrocasDocentes e Discentes

Cada dia que passa percebo mais a mudança em minha postura docente. Tenho um aluno que vem me desafiando ao passar a aula inteira tirando fotos com seu celular tirando a atenção da turma, quando isto se torna insuportável, tiro o aparelho deste e só entrego no final da aula.
Porém estou sem câmera digital e meu aparelho móvel não tira fotos, então na aula de terça-feira gostaria de tirar uma foto do mapa da sala que fizemos coletivamente, não tinha como o fazer, foi quando me lembrei do Gabriel, o aluno do celular, e pedi a ele, meu Deus um ato tão simples e que surtiu tanto efeito, acredito que nossos laços afetivos se fortaleceram, depois disto o Gabriel deixou de lado o aparelho e seguiu na aula. No final do turno veio conversar comigo de como salvaria as fotos, já que o cabo do celular não estava funcionando no seu computador, mas que daria um jeito de salvar as fotos. Penso que o Gabriel se sentiu útil, daí por diante não precisa mais chamar minha atenção, porque conseguiu isto me ajudando, daí vem-me as palavras de Freire (1999, p25 e 165): "... Não há docência sem discência..." "Quem ensina aprende e quem aprende ensina ao aprender." "... jamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura racionalista."

Um comentário:

Iris disse...

Olá, Alexandra

Este tipo de ação costuma dar certo com alunos que buscam nossa atenção. É uma questão de canalizar adequadamente esta necessidade, não é mesmo? Que bom teres conseguido mudar a relação com o aluno.
Abra@os