quarta-feira, setembro 16, 2009

PLANEJAMENTO


O QUE É PLANEJAR?

Refletindo sobre esta prática que realizamos todos os dias para entrarmos em sala de aula,lembrei de uma questão que há muito tempo ocupa minha mente:


"No inicio de minha docência trabalhava com meus alunos ,de 2 ª série, o conceito de Família,seguia o livro didático de Estudos Sociais recebido naquela época(1990) pelos alunos da rede municipal de Alvorada,este trazia o conceito da seguinte forma:úma família composta por pai,mãe,filhO e filhA,tudo perfeito,imagens lindas,a casa da família era linda e confortável,carro na garagem,iam ao supermercado e enchiam o carrinho e assim por diante,a família tradicional e estruturada."


Minha questão é a seguinte "PARA QUEM EU PREPARAVA AQUELA AULA?",se minha escola ficava na periferia do município,meus alunos eram na grande maioria muito pobres,moravam com a mãe ou com o pai,ou com os avós, ou com tios ou em abrigos?Definitivamente aqueles textos do livro não eram significativos para eles.

Após realizar a terceira atividade de Didática,percebo que naquela época eu não realizava ao planejar a primeira pergunta que hoje faço:PARA QUEM ESTOU PLANEJANDO?

Se fosse hoje eu começaria o conceito de família(atualmente tão relativo)pelas famílias de meus alunos e da realidade deles.

Após refletir muito sobre as discusões do fórum do SI,sobre colocar fora ou não o que não acredito mais eu ainda continuo com minha posição de não colocar,pois deve ficar em minha mente,nas minhas lembranças para eu poder analisar e não usar mais de tais planejamentos,também porque acredito que nossos conceitos antigos de docência foram construidos ao longo de nosso amadurecimento profissional...se jogar fora alguém pode achar...e utilizar...então deixo na minha mente para que eu sempre relembre e repasse aos outros essas experiências negativas que tive no decorrer de minha prática educativa e possa sempre estar disposta a receber o novo e substituir o que não acredito e não me serve mais.

Já pensou se a didática de Comênio tivesse sido colocada fora,hoje não poderíamos avaliá-la e trabalhar sua evolução para melhorá-la,naquela época foi inovadora...Penso que jogar fora não ,mas substituir,não usar o que já não acreditamos mais isto "sim".O mundo evolui,se transforma,a humanidade também,e a educação deve acompanhar este fato.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Alexandra!

Tens razão!Ao planejarmos devemos primeiramente pensar em nossos alunos.
E aí, ao plnejar, temos uma outra questão: os conteúdos que costumamos ter na escola são realmente necessários, relevantes para os alunos?

Continuamos conversando!
Abraços,
Vanessa