quinta-feira, setembro 10, 2009

Aula Maravilhosa


Após a primeira aula presencial que compareci do Eixo VII,vim para casa maravilhada,confesso que não tinha conhecimento prévio desta disciplina,nem do que era a Lingua de Libras.Foi uma realidade da qual realmente eu desconhecia,não imaginava que nossa professora fosse surda,nem que existiam intérpretes para tal trabalho.Cada etapa do PEAD me enche mais de orgulho em ser aluna desta instituição,que professores maravilhosos,que níveis de conhecimento elevados demonstram para nós,que experiências de vida...Não sabia se prstava atenção na fala da intérprete,maravilhosa,contagiante, ou nos expressivos gestos da professora,que mesmo não falando com a voz,falava-nos com estes...que olhar... Acho que me senti como uma criança que entra na escola para ser alfabetizada... admira do que é capaz sua professora...fiquei pensando será que eu consegui me colocar no lugar destes alunos,pois fiquei com medo de me expor(por não dominar a Lingua de Libras),acho que nunca aprenderei esta lingua...que bom que a professora não fez conosco o que tantas outras que alfabetizam os ouvintes fazem...este aluno é burro...não sabe nada!Acho que eu me sentiria muito mal,acabaria com minha auto- estima.Aprendi que Libras não é uma linguagem,mas sim uma Língua,pois tem suas regras gramaticais e que estes sinais variam de acordo com seu país,as regiões,mas principalmente aprendi que as pessoas surdas foram atrás de uma maneira de se comunicarem e se incluírem na sociedade.Isto mostra que o ser humano,seja qual deficiência tiver é capaz de tudo,com suas dificuldades e limitações.













5 comentários:

Carolina (LIBRAS) disse...

OLÁ!! Já escreveu sobre aula de LIBRAS, realmente ficou atenta na minha aula, muito bem! Continue aprendendo em LIBRAS em breve. abraços!

Simone disse...

Olá Alexandra!!
Depois de ler a tua postagem me lembrei da primeira vez que tive aula de Libras com um professor surdo também. Ele contava até piadas na aula. Nesses momentos nos damos conta de que realmente temos muito o que aprender ainda. Nunca tiveste nenhum aluno surdo?
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre!
Um abraço, Simone - Tutora sede

Beatriz disse...

Oi Alê, realmente a Carol é contagiante.
Eu tb fico encantada vendo ela falar. O gestual é maravilhoso. Interessante que a gente nem pensa em surdez!!
Um abraço
Bea

Rossana disse...

Olá Alexandra. Fico sempre encantada com sua percepção sobre as atividades. Percebo que te envolves com muito sentimento e na aula de LIBRAS não poderia ser diferente. Que bom poder compartilhar percepções como as suas!! bjs Rossana - Tutora de Libras

Barbara disse...

Querida Alexandra!
Fiquei também maravilhada com a aula de Libras, com a comunicação entre nós ouvintes e uma pessoa surda, ainda mais professora. Sabe o que me espantou também? Ela escrevendo logo acima!!! É claro que sei que uma pessoa para atuar como professora de faculdade precisa saber ler e escrever. Mas não sei o pq, achei que ela não escrevia. Temos muito que aprender.
Abraços