sábado, setembro 12, 2009

Leitura e Escrita


Lendo o primeiro texto da disciplina de Linguagem e refletindo sobre o assunto,concluo que a maneira de ler e escrever depende de quem fala e com quem se fala.Me deporto para minha docência,com meus alunos de quarta série preciso ter uma linguagem mais simples para que eles me compreendam,já com a EJA tenho que me comunicar diferentemente,de uma forma mais adulta.Penso que é essencial para o professor levar em consideração para quem está falando,já presenciei situações em que o professor não se fazia entender para seus alunos.Outro fato que que acredito é que precisamos avaliar quem(aluno)fala conosco,respeitando a expressão de nossos alunos,não que não devamos apresentar a linguagem padrão correta,mas relevar fatores sociais e regionais,não ridicularizando nem expondo quem fala.A comunicação não exige que a linguagem e escrita sejam ortograficamente corretas,com quem e onde se usa o discurso deve ser levado em consideração.Um exemplo é o dos alunos da Educação infantil,com uma linguagem infantil,fora dos padrões,se comunicam,Desenhos,cores,símbolos também são formas de comunicação.após esta reflexão lembro d epassagens em que presenciei professores de pré -escola falando para seus alunos:"_Fala direito,não estou te entendendo."será que não estavam mesmo ou apenas exigiam destes alunos uma linguagem padrão correta?

Outro fato interessante é daqueles alunos que lêem e não escrevem ou vice-versa,às vezes fica difícil lembrar que estes processos são distintos e que um não requer necessariamente o domínio do outro.
Após a aula presencial de libras fiquei refletindo,esta Língua também deve ser lida(interpretada)isto prova que as situações de leitura e escrita não podem ser feitas da mesma forma.

Um comentário:

Beatriz disse...

Alê agora sim teu blog é testemunho do que fazes e pensas. Vamos em frente!!
Um abração e que bom que reagistes ao cutucão. Um abração
Bea