segunda-feira, abril 27, 2009

Serviços Especializados de Alvorada para as crianças especiais




Foi muito interessante conhecer o serviço especializado da rede das escolas municipais,que Alvorada destina aos alunos com necessidades especiais,o CIR:

A Prefeitura de Alvorada através da Secretaria Municipal de Educação (SMED) inaugurou na manhã desta quinta-feira, 28, as novas instalações do Centro de Integração e Recursos (CIR), centro este que desenvolve atividades direcionadas a alunos multirrepetentes, além de oferecer atenção especial aos alunos com dificuldade no aprendizado ou com necessidades especiais. Além disso, o CIR amplia esse acolhimento às famílias procurando cercar todas as ligações do aluno com amparo psicossocial.O centro conta com profissionais em psicologia, psicopedagogia, pedagogia, terapia ocupacional e educação física. Conta também com transporte exclusivo para o deslocamento dos alunos em acolhimento, caracterizando segurança, qualidade e dignidade.Em seu pronunciamento o prefeito Carlos Brum destacou os investimentos feitos pelo poder executivo municipal na educação de Alvorada, “se analisarmos os balancetes de prefeitura veremos que já aplicamos mais de 30% dos recursos municipais em educação, quando o mínimo exigido é 25%. Estamos trabalhando forte para que os jovens de hoje tenham capacidade e formação para o futuro. Este Centro de Integração e Recursos funcionava numa pequena sala na escola Podalirio, nós não só ampliamos o atendimento e as instalações do CIR, como garantimos transporte a todas as crianças que participam das atividades do centro”, afirmou ele.
O Centro de Integração e Recursos funciona de segunda a sexta-feira, em três turnos: manhã e tarde (para alunos das séries iniciais) e intermediário, das 17h às 19h (para adolescentes do ensino fundamental e médio), atendendo um total de 150 alunos. O atendimento aos pais é feito aos sábados pela manhã.

Centro de Integração e Recursos atendeu 156 alunos em 2006(06/12/2006 - 16:40)
texto Ana Madeira
O que era apenas uma sala virou um Centro de Integração e Recursos para o atendimento de alunos com dificuldades de aprendizado, necessidades especiais e adolescentes com inadequações sociais (família/escola). Com encontros no turno inverso das aulas regulares eles desenvolvem atividades psico-pedagógicas, sob orientação de professores.As novas instalações do CIR – órgão da Secretaria de Educação - foram inauguradas em setembro deste ano, permitindo mais conforto para os alunos. Segundo relatório da Educação, em 2006, foram 156 alunos e a Educação ainda oferece transporte exclusivo para o deslocamento dos alunos atendidos.Os pais recebem atenção aos sábados pela manhã, conforme cronograma por escola, focando a tríade integrada escola/família/aprendizagem.
O CIR atende pelo fone: 3442-2108.

Fonte: http://www.alvorada.rs.gov.br/acesso em 27/04/009

Nenhum comentário: