terça-feira, abril 21, 2009

O que comemorar no 22 de Abril???

Após realização das atividades até agora do eixo VI,penso o que comemorar neste dia 22 de abril,de acordo com minhas reflexões nas interdisciplinas percebo que de acordo com:
FILOSOFIA:nossos invasores portugueses,não tiveram imparcialidade em nossa cultura aborígene,tudo estava errado e prevaleceram as crenças e ideais dos europeus.
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS:nossos invasores apoderaram-se das terras ,nossos nativos foram dizimados,os imigrantes convidados a colonizar,os negros forçados a chegarem aqui,escravizados e mal tratados.Hoje o que temos é uma riqueza de culturas,mas também de discriminação com quem era dono da terra e com quem foi forçado a deixar sua pátria mãe e vir para o Brasil.
NECESSIDADES ESPECIAIS:um país cheio de leis em prol de alunos com necessidades especiais que não são cumpridas,a inclusão é mera ideologia,pois o poder público não condições para isto.
Comemorar então o que???
Talvez a garra ,a força,a determinação,a esperança que deu a mistura de raças que compôs po vontade própria,ou forçada esta nação ,mas ama e acredita num Brasil melhor,com mais dignidade para todos.Não tenho dúvidas de que a nação ama esta pátria!

2 comentários:

Iris disse...

Olá, Alexandra

Ao ler tua postagem fiquei pensando sobre os "nossos invasores" e os "nossos nativos". Percebes que os pronomes (aliás, possessivos)usados instauram uma categoria de pessoas que não é invasora, mas também não é invadida/nativa?
Não te parece que esta "categoria" tem alguma semelhança com a pretensa "imparcialidade"?
Isso existe? É possível?
Abra@os, Iris

Rossana disse...

Olá Alexandra, fizeste uma relação entre as interdisciplinas que considero muito interessante. Mas quanto à pesquisa dos índios? Como pensar essa cultura que se forjou em um processo de invasão, como questiona a professora Iris? Entender que a diferença dos povos indígenas implica também em diferenças culturais, teria como entender a cultura indígena como "nossa" ou seja, como a "nossa" cultura brasileira? Bjs Rossana