quarta-feira, novembro 26, 2008

E A EDUCAÇÃO COMO VAI?

A disciplina de organização muito me fez observar, refletir e repensar a atual estrutura e administração da escola pública.
Vivemos numa sociedade ainda sob forte influência ditatorial e autoritária e o ideal de escola democrática ainda está longe de ser alcançado.
Talvez porque para que haja a democratização é necessária a participação da comunidade escolar na construção desta.Não uma participação submissa, mas conforme citado no vídeo, uma participação efetiva, diferente de ver, ouvir e aceitar.Para isto a comunidade deve ter informação do que vai decidir.
Deve haver uma relação entre escola - família e sociedade harmônica, onde nenhuma destas leve a culpa pelos fracassos escolares.A democracia não garante o consenso e o conflito é positivo e necessário.
Enfim a construção da escola democrática só será possível com a organização e atuação de todos os segmentos escolares, onde cada um respeite e ouça a opinião do outro, onde o poder seja dividido, pois só alcançaremos uma escola de qualidade, se esta garantir a participação de todos com transparência e respeito à diversidade.
De acordo com a entrevistada Lisete Gomes, ”Não dá para ter uma escola democrática com um governo autoritário”.Analisando esta fala, percebo porque as escolas participantes dos vídeos estão tão avançadas no processo democrático, talvez pelo fato de serem municipais de POA, e esta rede ter passado 16 anos pela administração popular a qual sempre buscou esta forma de atuação, estas comunidades estão acostumadas e incentivadas a participação, isto é um processo contínuo, hoje reflete o que foi trabalhado ontem, e lembro também quando o estado foi administrado pelo PT, lançaram a Constituinte Escolar, que nada mais era a introdução deste pensar em escola democrática, não estou aqui fazendo apologia partidária, mas realmente constatei estes fatos em relação à ideologia então almejada.
Infelizmente a cada governo que chega, podemos, como está acontecendo com a rede estadual, retroceder na gestão democrática e na educação como um todo.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Alexandra!

Bom início de semestre!

Estou a disposição na tutoria do SI.Que possamos trocar muito e construir novos conhecimentos!

Uma ótima caminhada neste semestre para todos nós!

Abraços,
Vanessa