sexta-feira, novembro 21, 2008

APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PAs

Após a apresentação do PA trabalhado na disciplina de Psicologia,entendi como é importante oportunizarmos nossos alunos na construção de suas aprendizagens e que apresentar tudo "pronto para eles"não forma um aluno investigador e curioso,construindo de fato sua aprendizagem.Começo a entender a importância do aluno escolher também o que aprender e neste caso ,nós professores sermos somente mediadores desta busca.Confesso que no inicio foi difícil trabalhar desta forma "autônoma" em busca do que aprender,afinal somos 'crias' da escola detentora do saber,onde os conteúdos são determinados pelos professores,mas no decorrer do processo as coisas foram acontecendo e foi magnífico a troca com as colegas na construção do nosso trabalho.
Agora espero pela finalização do PA do Seminário V,mas acredito que ficarei tão satisfeita como fiquei com o resultado do trabalho de Psicologia.

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."(Paulo Freire)

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
( Jean Piaget )

Nenhum comentário: