segunda-feira, março 23, 2009

PROJETOS DE APRENDIZAGEM


Após a primeira aula do SI VI,voltei a analisar os PAs,agora um pouco mais experiente no assunto,ainda tenho muitas dúvidas e receios em trabalhar com estes,acredito que pelo fato de ser trabalhada muito tempo com tendências tradicionais,é difícil ser" responsável"pela própria aprendizagem,como aluna sempre tive os professores como os retentores do saber,e os mesmos já vinham com listagens de conteúdos que deveriam ensinar,então conhecer o trabalho com PAs é desafiador,pois neste eu escolho o que quero aprender e busco estas informações.Como professora será um desafio pôr em prática este tipo de trabalho com meus alunos,mas tenho certeza que será muito gratificante também.
Depois da aula do dia 18 deste mês,percebi que quando vamos trabalhar em um PA,precisamos escolher dúvidas que não são respondidas com uma mera pesquisa,esta dever abrir condições de muitas pesquisas,também sempre temos algum conhecimento de nossas dúvidas,que são as certezas provisórias que podem se confirmar ou mudar .Também quero parabenizar os grupos que tiveram coragem de expor seus trabalhos,acho que não é fácil falar sobre algo que ainda nos é novo,que não dominamos.Fiquei mais tranqüila em saber que as dificuldades que tive no semestre passado também foram vivenciadas por outras colegas.Aprendi que é vital estarmos interessadas no tema escolhido,caso contrário o trabalho de pesquisa perde o interesse,até posso dizer que um PA é muito pessoal,e que temas complexos rendem mais "leques"de produção.
Lembro que um dos assuntos dos PAs apresentados para analise,foi considerado para alguns inadequado pois não era algo novo,não concordo,pois se determinado assunto sempre entra em discussão na escola,como foi o caso deste PA-a mudança da 4ª para 5ª série-é que muito ainda tem que se discutir e é um assunto que está no nosso cotidiano,sempre questionado,mas sem grandes ações para resolvê-lo.O problema não é o tema,mas sim como desmembrá-lo,tendo uma visão bem ampla e questionadora.

2 comentários:

Daiane Grassi disse...

Olá Alexandra querida! Tens razão quando dizes não ser fácil realizar este tipo de trabalho quando fomos educados de maneira que os professores eram os detentores do saber. É uma caminhada de aprendizagem constante pela qual vocês estão passando. Uma transição, não é mesmo? É preciso coragem para inovar, pôr em prática o desenvolvido aqui no curso. E vale a pena! Vale a pena ver os alunos aprendendo e se envolvendo efetivamente. Vá lá e depois nos traga noticias ok?! Querida, compartilho da perspectiva também de que o que é importante para um, pode ser que não seja para o outro. Por isso a importância de negociar e interagir com um grupo. Bem, um abraço e uma ótima semana! Daiane.

Iris disse...

Olá, Alexandra

O projeto a que te referes não me pareceu ter sido considerado inadequado porque não era novo, mas houve dúvida sobre a possibilidade de se chegar a uma resposta para a questão. Dentro do prazo e condições que tínhamos, talvez fosse mais interessante desdobrar esta questão tão ampla e já tão discutida, centrando em um aspecto mais específico do problema.
Abra@os, Iris