domingo, outubro 19, 2008

Como Aprendo???


Bem minha tutora de Psico,pediu que eu completasse a atividade que produzi sobre como os adultos aprendem ,mais diretamente como eu aprendo,tenho um terrível defeito ,penso que todo mundo pensa como eu,quero dizer,fiz minha reflexão falando sobre meus alunos da EJA,mas é que me identifico com eles,aprendo como eles,só que não especifiquei isso no trabalho.
Bem coloquei que meus alunos trazem consigo uma bagagem cultural muito grande,eu também me sinto assim,posso citar como exemplo as atividades de gestão ou as de organização,quando são lançadas busco na minha memória distante estas informações,pois já trabalho por volta dos 19 anos em escolas,uso então minhas experiências com o meio.Outro ponto é o fato de como meus alunos me substimar no inicio,temer de me expor,mas depois que os conteúdos vão sendo trabalhados ,perco este medo do novo e participo ativamente dos fóruns e trabalhos propostos.Não vejo mais meus professores em altares,mas mediando as informações e até já acho que a aprendizagem vira uma troca,pois já domino os conceitos para trocarmos idéias e conhecimentos.

4 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Oi Alexandra!
Sabe qual a nossa vantagem neste curso?Toda a experiêcia profissional que temos,assim a troca com os professores acontece mais naturalmente.Boa semana prá ti!Beijos,Luciene

Jurema disse...

Oi Lelê os adultos tem uma forma toda especialde aprender,pois trazem na bagagem um aprendizado feito com a vida,com a maturidade,muitos assim como nós em idade mais próxima aos 50 temos já algumas limitações e/ou sentimos vergonha de demonstrarmos nossas fraquezas,nosssas limitações diante principalmente da tecnologia que é algo novo para tantos.Mas as trocas de aprendizagem são sublimes e nós aprendemos muito com os adultos.Beijos Ju

Beatriz disse...

Oi Ali, tocastes no ponto fundamental que tanto nos estimula: somos dois lados da mesma moeda(educação)que são interdependentes, ou seja não há bom rabalho de profesor se não houver junto bom trabalho de alunos. Valeu!!
Um abração
Bea

Maria Inês disse...

Oi Ale!

Vim te visitar e encontrei esta postagem tão forte.
Parabéns a ti, aos teus alunos e as aprendizagens deste semestre.

Concordo com a Luciene.

beijos