domingo, novembro 21, 2010

EIXO VIII_ O ESTÁGIO=PRÁTICA & TEORIA

Com certeza o estágio foi o ápice em aprendizagem para mim em toda a graduação. Pois tive que aplicar o que aprendi, nas diversas Interdisciplinas, durante o curso. E principalmente precisei estudar a teoria para dar suporte a minha prática.
No inicio foi muito difícil, as dúvidas, a falta de idéias e a insegurança me abatiam, mas felizmente recebi a professora Denise Comerlato como orientadora e nos momentos de incerteza e desânimo, me passava segurança, confiança e incentivo. Percebia na profe um "porto seguro", me dava autonomia para planejar e quando necessário intervinha, sugeria e juntas achávamos o melhor caminho a seguir. Então refletir sobre o estágio sem retomar a importância da participação da professora Denise seria inaceitável.
Quando tive que estagiar, fazia quatro anos que estava afastada da sala de aula, então foi como um reinicio. Confesso que tudo me fascinava, estava com tanta saudade dos alunos, da docência enfim do "Magistério".
Observei que não sabia mais ser a professora de outrora, de antes do PEAD, em primeiro lugar pela proposta da Arquitetura principal, planejei um trabalho coletivo, onde os alunos produziam em muitos momentos sozinhos, sem minha interferência. Aquele planejamento rígido e conteudista deu lugar a  certa flexibilidade. Procurei estabelecer conteúdos mais significativos para os alunos e busquei relacioná-los com a realidade de cada um, como nos projetos sobre a água, poluição, questões estas pertinentes, pois na comunidade existe uma cooperativa de reciclagem. Quando necessário eu parava, replanejava e se necessário voltava tudo, se ainda houvesse interesse dos alunos, explorava mais os assuntos, como no caso do Projeto sobre a água, após o filme, que seria um encerramento, abriu-se um leque novo de conceitos a serem trabalhados. Em todo estágio não consegui realizar nenhum tipo de testagem ou prova, para que?Se meus alunos já registravam o que estavam construindo? Para que estes tipos de registros? Através da avaliação diária das atividades pude perceber o avanço de cada aluno como parâmetro de si e nas fichas avaliativas onde cada aluno avaliou-se e a cada colega de seu grupo, pude perceber a seriedade desta atividade e visualizei a participação real de cada aluno. Enfim pude perceber uma profissional diferente, com novas possibilidades no ensino/aprendizagem.

Nenhum comentário: