segunda-feira, novembro 29, 2010

EIXO VII- Reflexão 3

Analisando ainda o caso citado anteriormente sobre minha sobrinha em relação ao que vi nas Interdisciplinas do Eixo VII,penso se na Escola não conseguimos levar em consideração as especificidades de uma aluna vinda de uma proposta pedagógica, no caso os ciclos, para uma nova linha, como será esta escola capaz de suprir as necessidades dos surdos e mudos, que vimos em LIBRAS, ou dos alunos da EJA?
Após tudo que vivenciei e pratiquei no PEAD, chego a conclusão de que nosso sistema educacional não está "averto" para novas ideologias, no caso a inclusão. Somos vítimas de um sistema que não prepara- nos para lidarmos com alunos "diferentes", não estamos aptos para lidarmos com as especificidades de cada aluno. Ao invés do planejamento pedagógico estar mais preocupado com os alunos que "não aprendem",limita-se a atender os alunos com desempenho considerado melhor, excluindo assim, alunos com algum tipo de dificuldade, seja física, social, cognitiva.
Vimos na Inter de Didática, que o planejamento deve ser direcionado a comunidade que iremos atender, o que não é real, poucas vezes acontece. O sistema de avaliação adotado na maioria das instituições, não é coerente com novas propostas de ensino.Pude comprovar isto em meu estágio, quando propus um trabalho coletivo, percebi que precisava mudar minha forma de avaliar, tornado este ato cooperativo, o aluno só toma consciência de se desempenho quando se auto avalia, quando seu colega o avalia. Percebi que provas, testes não condizem com o real nivel cognitivo em que o aluno se encontra.

Nenhum comentário: