sábado, junho 14, 2008

Teoria ou Prática

Quero registrar meu aprendizado realizando as atividades de matemática.Achei muito interessante a forma como as mesmas foram solicitadas,sempre partindo do conceito e prática.Não deteve-se muito nos conceitos,estes tão solicitados em demais trabalhos.Concordo que a teoria é muito importante,mas como no caso de muitos de nossos alunos,trazemos conhecimentos não formais e acho bem mais relevante o domínio da prática do que da teoria,quando domina-se somente a segunda podemos produzir um trabalho muito fundamentado,mas demagógico e utópico.
Semana passada minha filha fez algo que mostra como as noções vão formando-se no ser humano,conversando com minha mãe sobre o tamanho da perna de uma calça,aLuciana(minha filha)saiu de cena e logo voltou portando uma fita métrica,meu Deus como ela sabia que o objeto servia para medir???É..muito aprendemos sem dominar a TEORIA...só observando,bendita inteligência!!!!!Nossa...não quero tirar a importância do conhecimento da teoria,mas esta em segundo plano,somente norteando nossas ações e não dominando-as.
Lembro-me bem das TEORIAS construtivistas,em certos casos tão mal interpretadas...como a dos ciclos...tão mal interpretadas...Voltando a matemática,muito fez-me repensar minha docência,voltei a fazer um bolo para trabalhar as frações,voltei a procurar vasilhas para medir o volume...e os números,nossa nos acompanham até após a morte...Sinto-me a vontade para colocar meus anseios nesta postagem,pois foi a disciplina que mais se utilisou de nossa prática,solicitava atividades e depois comentava-as,baseando-se então nas TEORIAS,não fez como em outros casos,em que tínhamos que ler imensos textos para construirmos a prática e a mesma sempre tinha resultados negativos,atividades quase sempre incorretas,pois tínhamos que citar a fundamentação teórica...então ficavam acúmulos de atividades ,as que eram lançadas e as complementações ...

Nenhum comentário: