terça-feira, outubro 23, 2007

É FANTÁSTICO...É MARAVILHOSO...

Confiram o trabalho de meus alunos...








Bem,vou começar pelo inicio...é claro!
Estou trabalhando na EJA à noite,com alguns períodos de Educação Artística.Confesso que é complicado,os alunos não se interessam muito pela disciplina,não trazem,quando solicitado,materiais para diferentes técnicas.Então unindo a minha não graduação na área e o desinterese dos alunos,fica difícil...
Após nossa primeira aula da disciplina de artes Visuais só venho crescendo no meu desempenho profissional,apliquei a atividade de releitura com meus alunos,resolvi empregar esta técnica estudada por nós do PEAD.Então escolhi duas obrsa de Tarsila do Amaral:"A Negra" e o "Abaporu".Comecei trabalhando o conceito de leitura destas obras.Expliquei que não realizamos somente a decodificação do código das letras,mas tambémlemosfisionomias,placas,imagens e "obras de arte"!
Após passei um texto sobre o assunto:

RELEITURA=CRIAÇÃO

"Há uma grande distância entre releitura e cópia.A cópia diz respeito ao aprimoramento técnico sem transformação,sem interpretação,sem criação.Já na releitura há transformação,interpretação,criação com base num referncial,num texto visual que pode estar explícito ou implicito na obra final.Aqui,o que se busca é a criação e não a reprodução de uma imagem".
(PILLAR,2001:18.)
Explorei o texto e mãos à obra,propus que os alunos escolhessem uma das telas citadas e fizesse a releitura.Muitos,como de costume,reclamaram"não sei desenhar" e daí dei a resposta:não precisa "saber" desenhar tecnicamente,usem seus traços e suas criatividades e foi um show!


















5 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Oí Alexandra, vejo que estás se saindo muito bem, como professora de artes. Agora, após a releitura poderías explorar, com teus alunos, o que eles acharam deste trabalho, de colocar a sua interpretação, a partir de sua vivências, fazendo sua própria criação?
Bjs....

kakamonego disse...

Ale, adorei as atividades feitas por teus alunos. Acho que além de te inspirar está inspirando à eles.
Parabéns pelo aniversário. Só fico triste que sei que também farei niver´s quando vejo que já é o teu.
Felicidades, Ana Cláudia

Cris disse...

Oi, Alexandra! Gostei muito de ler o teu relato pois também tenho EJA á noite ( apesar de agora estar afastada) e sei o quando é gratificante este tipo de ensino. Assim como cheio de dificuldades é claro.
Assim como tu fizeste, eu também realizei com meus alunos uma releitura da obra de Tarsila.Devo confessar que somente realizei este tipo de trabalho depois de iniciar a disciplina de Artes, não por não gostar, mas por não ter antes nenhum conhecimento de como trabalhar com este tipo de material.
É isto aí colega.Acho que estamos no caminho certo. Parabéns pelo teu blog, adorei tuas colocações!

Jurema disse...

Oi Ale adorei ver as imagens criadas por teus alunos,na simplicidade dos desenhos muitas vezes descobrimos muito das emoções deles.Que bom ver a valorização que destes aos trabalhos deles,eles ficariam felizes se pudessem ver teu blog.Ju

Catia Zílio disse...

Oi, Alexandra!
Olha as redes que vão se formando aqui no teu blog, e com elas a possibilidade de novas aprendizagens. A partir do teu relato podemos fazer muitas releituras da tua proposta ao realizá-las com outras turmas. Dizem que não existem receitas para ensinar e eu concordo com a possibilidade de compartilhar experiências que poderão e deverão ser recriadas, por isto sugiro que não deixe de compartilhar tuas experiências aqui no blog para que tod@s, inclusive tu mesma, possam fazer suas releituras...
Abraços, Cátia