terça-feira, outubro 19, 2010

Reflexão do Eixo VI

Analisar as postagens referentes ao Eixo VI "caiu como uma luva", pois tanto em Psicologia II como em Filosofia, um dos assuntos foi Moralidade, assunto este tratado por mim em meu TCC, então falar em evolução é fácil, não diria evolução, mas aprofundamento no assunto. Antes eu resumiria o assunto da seguinte forma, a criança constrói sua moralidade de acordo com os exemplos que vivenciar. Hoje após teorização de meu assunto, acho importante complementar que, conforme Piaget ( 1994,p23-25), as regras morais aprendidas pelas crianças, são transmitidas pelos adultos, logo a moralidade não é um valor intrínseco ao ser humano. Admite que a moral é possível de ser conquistada pela educação, através de jogos e atividades coletivas, apoiadas em regras.
Até os cinco ou seis anos de idade (Anomia), a criança não segue regras coletivas, é egocêntrica do ponto de vista intelectual e individualista do ponto de vista social. Já na segunda etapa de educação da criança, por volta dos sete/oito anos de idade (Heteronomia), quando deixa de ter contato apenas com seus pais ou irmãos, tendo contato com crianças da mesma idade, esta demonstra interesse em participar das atividades coletivas, envolvendo regras.
Conduzir para a educação moral facilitará a socialização, pois os valores e regras sociais serão abordados de modo crítico auxiliando o indivíduo a cumprir tarefas.
No meu entendimento a partir da idade escolar o indivíduo adquire condições para aceitar e entender normas e regras coletivas e oportunizar a esta construção é fundamental papel das instituições escolares. Cabe a nós professores, conduzir nosso aluno para a autonomia.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Alexandra!

Percebes que aprofundou um conhecimento que já possuía, elevando-o a um patamar superior?!

Abraços,
Vanessa