quinta-feira, outubro 07, 2010

1ª Reflexão Eixo IV

Ao ler as postagens referentes ao Eixo IV, percebi que as mesmas incluíam todas as Interdisciplinas, porém muito pouco desenvolvidas. Também ficou evidente minha preferência pela área de Estudos Sociais, a qual gosto muito em minha prática pedagógica. Refletindo cheguei à conclusão de que as postagens não demonstravam o que via e aprendia no semestre, então fica difícil analisar estes aspectos. Relendo meus trabalhos relembrei como as Interdisciplinas deste semestre estavam ricas em informações, trabalhamos com o Zeca na construção de conceitos na área de Ciências com as crianças, a atividade principal foi a elaboração de um projeto, este que posteriormente executei com minha turma de estágio e foi muito positivo. As Inter andavam lado a lado, abordando os mesmos conceitos em suas específicas, trabalhando interdisciplinarmente. Em Estudos Sociais vimos a construção da noção de espaço e tempo com as crianças, o que me parecia ser inato nestas, era algo que precisava ser construído e muito difícil e trabalhoso de se formar. Em matemática foi bem legal a maneira como trabalhamos, porém penso que houve acúmulo d e atividades, sem reflexão das mesmas, as minhas no caso, só foram comentadas depois do término do semestre, não deu tempo de reformulá-las e aprender com meus erros.


Mas enfim usei muito do que aprendi nestas três Interdisciplinas no decorrer do meu estágio.

Percebi também, que em minhas postagens referentes ao Eixo IV, questionava muito a importância de conhecer a teoria...que ignorância...hoje estudando para a produção do meu TCC, percebi que conhecer a teoria é fundamental, estou muito envolvida, principalmente com as aprendizagens sobre Piaget e seu legado de informações fundamentais para o entendimento de minha prática. Às vezes somos tão relutantes em aprender algo novo, que perdemos tempo...percebo por mim que estudando para meu TCC estou entendendo fatos que não entendia antes relativos à formação das crianças, como é importante explicar a prática.

Certa vez ouvi a seguinte frase:"Os filhos de pedagogos são os mais mal educados..."Hoje entendo o que isto quer dizer. Um exemplo bem comum que lembrei é de quando uma criança mente. Os adultos criticam e a chamam de "mentirosa", nós pedagogos, entendemos que isto é normal em certa fase infantil em seu desenvolvimento, vamos ajudá-la a superar isto, sem brigas e represálias.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Alexandra!
Trouxeste pontos bem importantes na tua postagem que faço questão de ressaltar: um deles é sobre a contribuição das aprendizagens construídas pelas inters nas práticas de estágio, o que demonstra a aplicação destes conhecimentos; outro ponto se refere a importância de embasar teoricamente o que fazemos.
Ótimo Ale!
Continuamos nos falando!
Abraços,
Vanessa