domingo, junho 14, 2009

Desenvolvimento Moral


Refletir sobre atos e atitudes humanas é um tanto complicado...vago...amplo.Acho que sempre temos que,mesmo em momentos de ira,ponderar sobre nossos pontos de vista.Falar hoje em violência na escola é de praxe,o que não podemos é em qualquer atitude mais agressiva de nossos alunos,rotular esta como violência cotidiana.Mesmo antes de ler o texto de Jaqueline dos Santos Picetti,já interpretava atitudes mais exaltadas d e meus alunos de séries iniciais como normais da faixa etária,nada fora da normalidade.empurrões...chutes...chingamentos...fazem parte da construção da moralidade dos nossos alunos.Acredito que violência não são ações somente de alunos pobres,o que é claramente abordado na novela em exibição na maior emissora do país,e o personagem envolvido é de classe alta,isto sim é violência,pois ele já está com sua moralidade e valores formados,daí sim acredito que o exemplo da família é determinante,no caso eles não só apóiam como incentivam o filho.É claro que a violência está presente em nossas escolas,cada vez mais,mas temos que distingui-la de atitudes características da evolução humana.
A colocação que mais me chamou a atenção no texto lido foi:Piaget (1994) acredita que “...o adulto deve ser um colaborador e não um mestre, do duplo ponto de vista moral e racional (...) realizemos na escola um meio tal que a experimentação individual e a reflexão em comum se chamem uma à outra e se equilibrem” (p300).
Infelizmente às vezes tomamos atitudes hierárquicas,tentamos resolver tudo no lugar dos alunos,sobrepondo nossos valores morais,ao invés de levar estes a refletirem sobre seus atos "errados" e assim construirem as regras de convivência,respeitando o outro e sua forma de ser e pensar
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Um comentário:

Beatriz disse...

Alê, que bela reflexão. Gostei mais ainda do exercício da ponderação na escola. Um abraço
Bea