terça-feira, maio 20, 2008

TEORIA E PRÁTICA


Quero relatar minha experiência como professora de História e Geografia na EJA este ano,abordei "aqueles "conteúdos iniciais que também acho importante,era "Homem ser social" e pensei,de acordo com o que vi na cadeira de estudos sociais,como trazer isto para o presente do meu aluno,então um insight veio-me,pedi que os alunos trouxessem reportagens sobre acontecimentos que envolvessem mais de uma pessoa,isto feito,na aula posterior ao meu pedido,criamos um mural e ali questionamos que "sociabilidade" é esta,pois suas reportagens,na maioria,sobre problemas na área da saúde(dengue;falta de remédios);segurança;educação;ambiente(lixo nas ruas);corrupção,foi muito produtivo,questionamos e debatemos,a conclusão foi de que o homem não está sabendo viver em sociedade .Após pegamos mapas e localizamos os locais(cidades/estados)destas reportagens.
Também trouxeram os problemas sociais para suas comunidades,contaram fatos como:fumaça resultante das queimadas de lixo de seus vizinhos;lixo nos terrenos baldios;brigas nas ruas e assim por diante.
Reconheceram que em sociedade qualquer ação individual pode resultar em um problema social.
Foi uma delícia de aula!

2 comentários:

Andrea disse...

Oi Alexandra!
Que bom que a aula de estudos sociais esta fazendo diferença no teu trabalho com os alunos. Realmente trabalhar a partir da realidade deles, dos esquemas que já possuem, ajuda muito na construção de novos conecimentos. Da uma olhada na construção do teu texto, ele esta um pouquinho difícil de compreender.
Olha só, hoje já é dia 21 e tem apenas uma postagem esse mês no blog! É importante que vás colocando evidencias de aprendizagem ao longo do semestre, porque isso facilita o trabalho no final.
Um abraço, Andréa – Tutora de S. Integrador.

Adriana Irigaray disse...

Alexandra, essa proposta de trabalharmos apartir da realidade de cada aluna, principalmente sendo eles adultos, acabam sempre dando resulatdos maravilhosos. E, fazendo com que nossas aulas sejam muito prazerosas.
Bjs..
Adriana