sábado, abril 12, 2008

REPRESENTAÇÕES



Fez-me muito pensar a primeira aula de Ciências,precisamente sobre a importância de mostrar-mos coisas concretas aos nossos alunos e também a ousadia de trazer informações audaciosas aos mesmos.
Achei fantástica a técnica de representação de palavras com desenhos,e para minha surpresa os mais difíceis de representar,no meu caso,foram os desenhos ligados exatamente a área das Ciências.analisando o porque desta dificuldade ,percebi que os conceitos relacionados com os esenhos,pouco foram vistos por mim como aluna,nas séries iniciais ,nem pensar não faziam parte do cronograma,e nas demais séries decorrentes,somente citados e era isso...
Hoje percebo a necessidade de oferecer ao meu aluno várias formas de abordagem dos conteúdos nesta área,a concreticidade de conteúdos não deve ser apenas para matemática,mas também para as demais áreas da aprendizagem,conceitos significativos.Também percebo que devemos oferecer às crianças não somente conteúdos que estejam planejados no cronograma,ir além,sem maiores compromissos de cobrança,mas para também despertar a curiosidade das mesmas.Talvez se minha professora da 1ª,2ª,3ª ou 4ª série tivesse me oportunizado a visualizar um átomo ou um micróbio,hoje eu soubesse representá-los...Só para ver ,acho que quanto mais novos conhecemos o mundo,mais janelas se abrem,afinal não existe maior curiosidade do que de um bebê que mexe em tudo para conhecer as coisas,não é?!





Nenhum comentário: