sexta-feira, maio 04, 2007

PARA REFLETIR


A VOLTA DE UM PERSONAGEM DO SÉCULO XVI AO BRASIL

Em pleno século XX,o senhor teixeira,grande professor brasileiro do século XVI,voltou a terra.Chegou aqui,ficou abismado com o que viu:as casas eram altíssimas e cheias de janelas,as ruas eram pretas e passavam uma sobre as outras,com uma infinidade de máquinas andando em velocidade sobre elas;o povo falava palavras que p professor Teixeira desconhecia(poluição,telefone,avião,raio laser,televisão,metrô,cinema,imposto de renda,inflação...) os cabelos de alguns homens traziam à lembrança os homens das cavernas;as roupas das mulheres ruborizavam o pobre antigo professor.
Muito preocupado e surpreso,o visitante percorreu a cidade inteira e cada vez mais compreendia menos.
Resolveu então visitar a igreja,mas que susto levou:o padre falava em inglês e português,de costa para o altar,umas coisas diferentes,enquanto um grupo de cabeludos,acomodados nos degraus,tocava guitarra e cantava umas músicas estranhas.
Foi então que teve a idéia salvadora:resolveu visitar a família(instituição eterna-como não pensara nisso antes?).Mas...o que significava aquilo?Durante o dia todo,onde se escondia todo mundo?À noite,porque não conversavam uns com os outros?Ele ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos diante de um aparelhinho que parecia conter a alma das pessoas.
Antes de se despedir-oh alma incorrigível-quis visitar a escola.Foi uma idéiasensacional:quando lá chegou,sentiu a paz e a tranquilidade que procurava.Tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado:as carteiras,uma atrás da outra,o professor falando,falando...(puxa:até que em fim ele entendia o que alguém falava)e os alunos escutando,escutando...estava em casa.

3 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Oí alexandra, muito interessante esse texto do senhor Teixeira. Tudo muda de uma forma ou de outra, menos a educação,que continua a mesma. Precisamos fazer educação de verdade,abrir novas possibilidades,para o bem da humanidade. Bjs..
Adriana

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!
Alexandra

Beijos e Feliz dia das Mães.

Jurema disse...

Oi Lu entrei aqui para te dizer que tenha um feliz dia nosso,Deus abençõe.Beijos ju