segunda-feira, junho 21, 2010

Última semana

Nesta semana meu planejamento não foi pensando com antecedência como os demais, acreditava ter terminado o estágio e após ler alguns emails fiz as contas e faltavam dois dias para o término, resolvi ficar com a turma mais uma semana e não só os dois dias que faltavam, até mesmo pelo fato de que me apeguei muito aos alunos e eles comigo, somente por necessidades pessoais trabalho em setor e não assumo a turma. Resolvi começar a semana com o tema da copa, pois na semana passada dei inicio às atividades e não terminei e como os alunos adoram este tema voltei a ele. E foi muito produtiva a segunda-feira, através das atividades surgiram outras necessidades de temas e seguimos assim, não poderia falar em copa sem situar o continente africano e o Americano, então trabalhei com o globo terrestre, não acreditei quando meus alunos disseram que não conheciam este recurso já que a escola entre os poucos que tem sempre possuiu um globo terrestre. Pensei que teriam que pesquisar sobre a escalação e cores de outros países para responderem as questões, mas que nada sempre tinha um que sabia da resposta e foi assim a aula, dexeio-os bem livres para trabalharem coletivamente. Terminei a aula pedindo que realizassem uma pesquisa sobre a África para a aula seguinte.


Na terça-feira realizei a leitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" , antes da leitura falei que a personagem principal seria uma menina e pedi que desenhassem a mesma somente depois comecei a leitura, percebi que ninguém desenhou uma criança negra talvez pelo fato de que na maioria das vezes elas são brancas, segundo Santos (Santos, 1997) esta naturalização é o resultado de um longo trabalho discursivo que constituem "a branquidade como natural " (ibid., p.100). Embora ocorram alguns movimentos que visam a valorização da cultura e da identidade negra ‘a branquidade ainda é definida como parâmetro, como o naturalmente natural...’ (Ibid,. p.96). Mas os alunos gostaram da atividade até mesmo os maiores, acharam "diferente" o fato da menina do livro ser negra, discutimos sobre o livro e o racismo, após ilustraram a história. Depois voltamos aos resultados da pesquisa solicitada na aula anterior, somente três alunos haviam conseguido realizar a atividade, mas não pude reclamar foi muito pouco tempo, mas os resultados foram ótimos, falaram até do apartheid e me surpreenderam sabendo do que falavam. a turma ficou muito concentrada no relato dos colegas.

Na quarta-feira aproveitei o interesse dos alunos devido à copa e trabalhei a chegada dos negros no RS e como vivem hoje e os Continentes, dando ênfase ao Americano e o Africano. Acredito que o tema sobre a valorização negra não deva ser abordado somente em datas específicas, e esta copa foi um ótimo momento para isto. Santomé (1995), escrevendo sobre o currículo e as instituições escolares crítica a visível carência de experiências e reflexões para uma educação anti-racista nas salas de aula.

Na quinta-feira como de costume o trabalho na Lan foi muito tranqüilo, como todos os alunos já haviam ido fiz um sorteio escolhendo um aluno de cada grupo.

Na sexta-feira tive que segurar a emoção pois meus alunos fizeram uma festa "surpresa"(eles acreditavam que eu não sabia) para mim e foi maravilhoso o encerramento de meu estágio.Como trabalho na equipe diretiva da escola, com certeza estarei toda semana vendo minha turma de estágio.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Deve ter sido emocionante mesmo, Alexandra! Bons vínculos e novas aprendizagens inaugurando um novo momento, não só para as crianças, que tiveram contato com tecnologia e demais novidades, mas para ti, que, tenho certeza, leva algo novo para tua vida, não é mesmo? Bjs, Maura - tutora do SI