Esta semana de estágio começou com muitos bons resultados, confesso que temia a resposta de meus alunos na confecção do álbum coletivo sobre os pontos turísticos que visitamos na semana que passou, realmente deu certo... produziram um belo material, de forma muito consistente, realmente, nós adultos, subestimamos as crianças. Temia que não assimilassem informações sobre os aspectos históricos dos locais visitados, mas que nada deram conta do recado. Trabalhei com o projeto na segunda e terça- feira quando uma aluna chegou e me disse: professora não vamos fazer nada hoje também? tentei lhe explicar que nestes dois dias eles fizeram muita coisa, citei algumas para ela e acho que entendeu, ela é mais uma aluna acostumada a receber da educação tradicional, um acúmulo de informações, onde o bom professor é aquele que enche quadros e quadros de conteúdos. E agora levará certo tempo para que estes alunos aceitem uma nova proposta de trabalho. Mas cabe a nós, professores, em primeiro momento, aceitarmos como nos coloca Freire que: ..."ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção" e cabe aos alunos não aceitarem de que, conforme este autor:..."são seres programados, mas, para aprender".
Agora confira o álbum coletivo sobre os Pontos Turísticos de POA, construido pela turma 43:
2 comentários:
Oi Alexandra! Lembrando das aulas de Psico, podemos entender então que os alunos 'acomodaram' as novas experiências e conhecimentos, não é mesmo?! E te pergunto... como é a tua nova proposta de trabalho, com a qual a aluna ainda não se acostumou? Podes comentar um pouquinho a fim de complementar tua reflexão? Bjs, Maura - tutora do SI
Minha proposta é de não objetivar acúmulo de informações, encher quadros destas, minha proposta é levar o aluno a participar de forma ativa e construtiva no seu processo de ensino aprendizagem. A quantidade não garante qualidade.
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