Quinta-feira à noite(01/10/09)assisti ao filme Seu Nome é Jones solicitado na Interdisciplina de Libras ,e dormir após assistir um filme destes?...não,não,não foi fácil!minha vontade era de sentar na frente do computador e despejar minha indignação e pena de Jones,não pela surdez mas sim pela família e sociedade que o cercava.
Então resolvi dormir e deixar minha racionalidade voltar e a emoção acomodar.
No outro dia acordei refletindo sobre o fato de que os animais que nascem com alguma deformidade,são rejeitados pelos demais e às vezes até mortos por estes.E se o homem é um animal...este deve ser o primeiro sentimento ao se ter um filho "diferente"...rejeitar(inclusive vimos isto na cadeira de psico I),porém logo vem o fato da racionalidade humana e de que esta ser a única espécie que tem sentimentos...e aos poucos a família vai aceitando este novo membro.
LOGO:rejeitar um membro "anormal",é comum nos animais,porém os seres humanos são racionais e possuem sentimentos,então superam esta rejeição.Me confortei um pouco.
Analisando mais neutramente o filme percebi que os fatos aconteceram a muito tempo atrás,imagine médicos não diferenciando surdez de retardo mental?Hoje no próprio hospital,nas primeiras horas de vida,já pode ser feito o teste de audição.Porém será que os hospitais públicos realizam este teste?
Em relação a recusa e preconceito da sociedade,este fato sempre houve e sempre haverá,pois as pessoas custam a aceitar o diferente,só mesmo a informação poderá mudar isto."Ser diferente não é ser melhor nem pior é ser diferente,vimos isto no semestre passado,na cadeira de necessidades especiais."
Fiquei mesmo impressionada foi com o fato de como Jones sofreu submetido a métodos não adequados para que pudese se comunicar, e mesmo vendo que estavam errados a responsável pela escola não mudava de posicionamento proibindo a mãe de ensinar gestos a seu filho.Daí fiquei pensando...será que não podemos comparar este fato com alguns métodos em que subtemos nossos alunos ouvintes no passado????Jones foi submetido ao método de repetição,como fazíamos com nossos alunos de alfabetização,repetiam a letra...seu som...e tinham que encher linhas e repetiam ...e repetiam...será que aquilo era entendido por eles???
Enfim o que fica para mim é o fato de que existem muitos métodos para aprendermos algo e o que serve para um pode não servir para o outro e que tudo é válido na tentativa de aprender.Nunca devemos ser irreversíveis em nossos ideais e sempre questionarmos e avaliarmos em nossa doc~encia se o que utilizamos está surtindo bons resultados com nossos alunos.
Percebi a importância que os pais têm d eirem em busca de informações e alternativas para ajudarem seus filhos a superarem e evoluírem em suas deficiências.
4 comentários:
Olá Alexandra!
Que interessante te ver fazendo relação com uma interdiscplina do semestre passado. Os alunos surdos são pessoas com necessidades educacionais especiais e o professor precisa ter um conhecimento a mais para trabalhar com eles em sala de aula. Por isso a importância das interdisciplinas de Libras e de Necessidades Especiais no currículo de cursos de formação de professores.
O infanticídio é comum em determinadas espécies animais. É uma forma de selecionar os mais aptos. Já leste alguma coisa sobre o infanticídio entre os índios brasileiros? Um abraço, Simone - Tutora sede
Sim ,Simone,lembra do caso daquele índio que a tribo queria tirar do hospital recentemente,no Norte do país,o medo do conselho tutelar era de que o matassem na tribo,bjs
Alexandra,
Interessante escrevendo sobre filme... É comum acontecem alguns surdos até hoje, pais não sabem qual é o melhor caminho do seu filho, até pensavam que era problema mental mas não é. Abraços!
Olé!! Destes um banho de reflexão. Se todos descobrirem que o respeito à diferença é mais do apenas aceitação: é aproveitamento da mesma para desenvolver coisas diferentes. A qualidade está na diversidade.
Mas tens razão, o mundo está mudando para melhor!! vai demorar , mas há sinais alentadores.Um abração
Bea
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