quarta-feira, setembro 30, 2009

INTERDISCIPLINARIDADE


Trabalhar com o conceito de interdisciplinaridade para mim é algo questionador,refiro-me ao que presencio nas escolas desde que comecei minha docência já há 20 anos,o que vejo é a equipe docente escolher um tema e trabalhar este em cada disciplina ,um exemplo foi o tema Páscoa,em português a professora trabalhou um texto para interpretação,em Ensino religioso foi aboradado o significado da Páscoa,em História o significado histórico ,em Matemática o professor aplicava problemas matemáticos envolvendo os símbolos pascais e assim por diante,porém não houve entrosamento entre estes professores,cada atividade era realizada isoladamente,cada professor planejava para si aquele tema .No meu entender a interdisciplinaridade requer um planejamento em conjunto,como por exemplo o que acontece na EJA,onde atuo à noite.
Fui presenteada pelo meu marido com o DVD do filme Grease do qual sou fã número 1 e assistindo a este logo me veio a mente uma proposta para planejamento utilizando o mesmo.
Acredito que o filme está adequado para meus alunos,jovens e pessoas com mais idade(provavelmente já assistiram ao filme).É um filme atemporal,os aspectos aborados estão presentes em todas as épocas.
Pensei em exibir o filme para minhas turmas de T3(5ª série).

Objetivos:

  • Refletir sobre os aspectos que aborda o filme:violência;tabus;liderança;valores(como era a realidade destes aspectos na época do filme e como estão agora?);

  • Comparar características da época com a atualidade(roupas;linguagens;valores,etc);

Pensei o que poderia ser abordado em cada área:

Português:

  • Linguagem da época com a atual;

  • Letras das músicas;

Inglês:

  • Tradução das músicas;

História:

  • O que acontecia no mundo na época;

  • O que acontecia no Brasil naquela época;

Geografia:

  • Localização de onde aconteceu o filme;

Educação Artística e Educação Física:

  • Dramatizações da época;

  • Vestimentas da época;

  • Danças do filme;

Ensino Religioso:

  • Violência na escola,sua evolução desde então;

  • Métodos anticonceptivos;

  • Valores da época/atuais;

Matemática:

  • Estatísticas de alunos no Ensino Médio na época e a atual;

É claro que este planejamento é apenas uma proposta pensada por mim que levarei para a reunião semanal de planejamento,imagino quando cada colega expor suas idéias...que riqueza ...Não pensei nada para ciências,deixarei para o professor da disciplina e o coletivo .

Outro ponto é o de que muitos outros aspectos serão acrescentados devido ao interesse dos alunos,pois nossos alunos de EJA vão muito além do nosso planejamento,então os projetos se estendem na maioria das vezes.Quem sabe não vão propor uma festa dos anos 60?

E um filme aparentemente sem nexo na educação mas que pode render ótimos frutos.

E por último é claro vamos avaliar o final da prática,pois isto nos leva a crescer..o que deu certo...o que não...o que mudaríamos...

Penso que isto é um trabalho interdisciplinar,planejar e executar em conjunto!

Um comentário:

Beatriz disse...

Alexandra, adorei!! Tomara que já tenhas colocado em prática e tenhas alguns resultados. Ainda não olhei as outras postagens. Quanto a interdisciplinaridade, tens toda a razão: o que foi feito pode ser considerado como multidisciplinaridade porque cada campo de conhecimento usa o mesmo tema e o aborda em uma das suas facetas. Temos que fugir disso. No entanto, já é um começo. Já há um pouquinho de entrosamento.
Um abração
Bea