Muito interessante a segunda atividade da interdisciplina de Didática que traz um pouco da vida e da Didática de Comênio.Percebi que a preocupação docente de achar a melhor forma de ensinar não é de agora,já vem de séculos.Não tinha conhecimento da revolução pedagógica que Comênio trouxe na sua época. Acredito que muitas coisas mudaram,porém existem profissionais que tendem a manter os métodos tradicionais de ensino,onde professor sabe tudo e repassa ao aluno...este por sua vez é um receptor estático de informações no processo do ensino aprendizagem.Lembro quando a proposta construtivista chegou a rede estadual de ensino,inicialmente poucos foram os adeptos e estes eram vistos com "maus olhos",nunca esqueci o discurso irônico d eum colega,que ria e dizia a alto som:"_Hoje os alunos escrevem sapo com Ç no inicio e os professores não corrigem,consideram normal."Não que tenha dado tanta importância às suas palavras,pois este mesmo colega foi meu professor e não serve como exemplo de um professor que utiliza uma boa maneira de ensinar,o mesmo é professor de matemática e lembro que ele expunha o conteúdo no quadro,falava,passava um monte de exercício e ía para o corredor,os alunos nada entendiam e quando terminava o período ele dava o conteúdo como dado.
Tenho consciência de que a mudança pedagógica iniciada por Comênio e tão almejada nos dias atuais é mesmo difícil de ser colocada em prática,pois requer estudo por parte dos professores e também mudar a cultura enraízada, por alguns,de que o professor tudo sabe e seu papel é repassar isto,de forma estática,o aluno ouve e refaz atividades de fixação,que não fixa nada,pois não há construção da aprendizagem.Deixar o topo do pedestal é difícil e até em certo ponto é de se entender,fomos educados assim e mudar uma didática d etroca,onde professor e aluno aprendem e ensinam,e que a aprendizagem requer movimento e construção não é muito fácil,mas hoje ter este pensamento pedagógico é vital,pois o acesso à informação está por todo lado e aprender não se detém mais entre quatro paredes,o mundo está em transformação,evolução e a educação não pode ficar estática.
2 comentários:
Oi Alexandra!
Estas reflexões que faz nesta postagem vem ao encontro do que estamos discutindo no fórum. Podes levar para lá estas contribuições, né?
Abraços,
Vanessa
A mudança na prática do ensinar do professor hoje é importantíssima Alexandra, do contrário vamos continuar perdendo nossos alunos para qualquer outros interesses, menos o aprender. Precisamos trabalhar com a realidade de cada um deles,mostrando que podemos mudar situações, contribuirmos para nosssas vidas e para um mundo melhor.
Abraços
Adriana
Postar um comentário