sexta-feira, abril 04, 2008

ESTUDOS SOCIAIS-MEMÓRIAS

Quantas lembranças vieram-me à mente durante a primeira aula de Estudos Sociais,algumas prazerosas outras nem tanto.

Recordei-me à princípio dos estudos Socias nas minhas séries iniciais,era bem agradável,lembro-me de uma peça teatral(4ª série)em que representei uma índia,minha mãe fez at´e uma roupa de índia para mim,deveria ter sido pelo Dia do Índio???ou refernte à história do RS.Acho que despontou mais meu lado dramático do que realmente reforçar conteúdo!Mas valeu!

Depois ouvindo o relato das colegas,deportei-me para a área de estudos sociais de 5ª á 8ª séries,foi um horror,conteúdos e fatos isolados,seguíamos livris didáticos,ahhh esses...tão caros...mas era obrigatório possuí-los...

No Magistério,só lembro do último ano que tive Didática dos estudos Sociais...acho que foi legal,mas só para a profesora,éramos nós que íamos atrás dos conceitos estipulados por ela,tínhamos que elaborar planos de aula,bem tradicionais,para aplicarmos em turmas do CAT.

Hoje ,na minha docência ,tento trabalhar como um novelo de lã,enozando conteúdos e fatos.Minha dificuldade como aluna era entender fatos isolados:Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil...mas de onde ele veio???O que já existia no resto do mundo???

Então sempre procuro cituar meu aluno,fazendo uma explanação no panorama mundial.

Mas minha paixão é trabalhar com a 4ª série,foram 15 anos consecutivos...sou uma apaixonada pela cultura e tradição do RS,claro que sem romantismo,desvendando sempre que possível a verdade.

Cheguei a fundar uma Invernada na Escola em que trabalho...fico melancólica ao pensar que por falta de tempo não pude dar seguimento á ela e encontra-se desativada.Eu e um grupo de mães,pilchamos 10 casais de peões e prendas,produzindo e vendendo pães e cucas.Acho vital este tipo de trabalho nas escolas,não só para cultivar nossas tradições,mas também para proporcionar aos alunos atividades variadas,envolvendo toda a comunidade escolar.

sempre tentei levar meus alunos,além das fronteiras municipais,assim estes percebem que fazem parte não somente de Alvorada,mas também do RS,do BR,do mundo.

Dias atrás meu marido,estudante de História,perguntou-me se meu trabalho aborda uma história conservadora ou crítica...não pensei nem meia vez...temos que proporcionar criticidade e participação aos nossos alunos,deixamos os contos de fadas para a literatura.

É fascinante quando viajamos na imaginação,no tempo e no espaço, e conseguimos levar junto nossos alunos.




Invernada Érico Veríssimo-2006









3 comentários:

Maria Aparecida disse...

Adriana,
li tuas "memórias em estudos sociais" e fiquei pensando nas coisas que fazemos na escola; ao preparar e desenvolver uma aula não pensamos que "marcamos" as pessoas com a forma e o conteúdo que usamos, para o bem e para o mal, como dz Norbert Elias.
Mas percebo que és uma professora preocupada e ocupada em proporcionar marcas positivas nas memórias de teus alunos.

Maria Aparecida disse...

ALEXANDRA,
li tuas "memórias em estudos sociais" e fiquei pensando nas coisas que fazemos na escola; ao preparar e desenvolver uma aula não pensamos que "marcamos" as pessoas com a forma e o conteúdo que usamos, para o bem e para o mal, como dz Norbert Elias.
Mas percebo que és uma professora preocupada e ocupada em proporcionar marcas positivas nas memórias de teus alunos.

Iris disse...

Olá, Alexandra

Passei para ler tuas últimas postagens. Quando leio teus escrito, assim como a Profª Maria Aparecida, também percebo tua preocupação com os alunos, com os conteúdos e o modo introduzi-los.
Realmente, situar o relatado é muito importante.
Como tens avaliado a interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática? Não lembro de ter te visto na aula presencial, mas de lá para cá como tens sentido o trabalho? Percebes alguma novidade no trabalho com alguns conteúdos?
Abra@os, Iris